Física lúdica como ferramenta de transformação

Autor: Adriane Vasconcelos - Assistente de Comunicação Acadêmica

Os estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em física da Uninter estão participando de uma série de aulões, realizados em formato híbrido, com participação de alunos de Curitiba e região metropolitana, de outras regiões do Brasil e do exterior.

As aulas têm como objetivo aprofundar conhecimentos e preparar os alunos de forma prática e interativa para concursos futuros. A iniciativa está sob responsabilidade da Coordenadora dos cursos de exatas da Uninter, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, e da Diretora da Escola Superior de Educação Humanidades e Línguas da Uninter, Dimanara Pereira Machado.

Os aulões combinam teoria e resolução de exercícios, sempre valorizando a interação dos estudantes e a aplicação prática dos conteúdos.

Para a Sucheck, “o diferencial desses aulões tem sido a abordagem temática, que inclui o uso de fantasias e atividades lúdicas, criando um ambiente descontraído para o aprendizado”.

De acordo com a coordenadora, ao adotar esse formato, os professores trazem mais dinamismo para as aulas. A inserção de fantasias e elementos visuais também foram incorporados como forma de enriquecer as explicações de fenômenos físicos complexos.

Nesse contexto, a ludicidade é uma estratégia que facilita a assimilação de conteúdos através de atividades que despertam a curiosidade e a imaginação. Autores como Jean Piaget, em sua obra “A formação do símbolo na criança”, defendem que o jogo e o lúdico são fundamentais para a construção do conhecimento, pois permitem que o estudante assimile o mundo ao seu redor de forma ativa.

Além disso, o educador Paulo Freire na obra “Pedagogia do Oprimido” sugere que práticas que aproximam o conhecimento acadêmico da realidade dos alunos podem transformar o aprendizado em uma experiência mais significativa.

Durante os aulões de Física, a interação dos estudantes foi participativa com perguntas, debates e troca de experiências. Ednorá  Matozo, aluna do curso de Bacharelado em Física disse que “o aulão foi um evento enriquecedor, leve e divertido para relembrar conceitos fundamentais a respeito de toda a matéria”.

Luiza Prediger, aluna do curso de Licenciatura em Física, que mora no Rio Grande do Sul, disse que a experiência foi “muito enriquecedora, onde pude tirar dúvidas e compreender de forma mais clara os conteúdos trabalhados”.

Os primeiros aulões começaram no dia 9 de agosto e seguiram até o dia 11 de novembro. Dentre os assuntos que serão abordados estão: eletricidade, movimento circular, metodologias no ensino de física, movimento harmônico simples e oscilações harmônicas simples.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Adriane Vasconcelos - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *