Educação em debate: Reflexões e Inovações no X Congresso Sul-brasileiro de Ciências do Esporte

Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação

Com a temática “Práticas Corporais: Reflexões sobre o Século XXI”, o X Congresso Sul-brasileiro de Ciências do Esporte e o V Encontro Nacional de Linguagens Cultural e Corporal aconteceram no Campus Garcez, da Uninter, nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, em Curitiba, Paraná. O objetivo do evento foi debater e refletir sobre ideias de qualidade de vida e bem-estar, estilo de vida, negócio, performance, civismo, entre outras, num cenário cada vez mais norteado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.

No primeiro dia do congresso, para a abertura dos trabalhos, o professor Marcos Ruiz da Silva, da Uninter, deu as boas-vindas aos congressistas, presenciais e online, e fez o agradecimento aos parceiros e apoiadores do evento. Também teve a palavra a diretora da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas, Dinamara Machado, que enfatizou o orgulho da realização de mais um evento na área de educação, com destaque às parcerias com o CBCE, o SESC-PR e a Prefeitura de Curitiba.

“Nós estamos criando cultura. Então isso indica, que ano após ano, a Uninter, no seu curso de educação física, curso de música e curso de artes visuais, tem a todo momento falado assim: nós fazemos ciência. Nós somos ensino sim, o professor Marcos, coordenador liderando quase 12 mil alunos, então é um contingente de alunos muito grande no Brasil inteiro. Mas que, principalmente, ultrapassou a barreira e está fazendo o tripé do que tem que ser o ensino superior: pesquisa, ensino e extensão”, destacou Dinamara.

O analista de esporte e lazer do SESC-PR, Thiago Weigert Stachevski, parabenizou a organização do evento e sobretudo a programação do congresso. Em seguida, o secretário municipal de esporte, lazer e juventude de Curitiba, Mario Augusto Fontoura Jr., destacou a importância da educação física e dos projetos realizados pela Secretaria para promoção social e da saúde. E por fim, afirmou que o órgão está à disposição das demais entidades.

Em seguida, as representantes do CBCE-PR, Lilian Messias Sampaio, e CBCE Nacional, Andresa Silveira Soares, também deram as boas-vindas aos presentes, agradeceram pela presença de todos e destacaram a importância da pesquisa e do debate científico. Enfatizaram ainda que o congresso é um espaço para fomento e que a ciência é uma forma de resistência.

Finalizando a abertura do evento, o pró-reitor de graduação da Uninter, Rodrigo Berté, agradeceu a presença das autoridades e destacou o desafio de implementar o curso de educação física na modalidade à distância que foi encabeçado pelo professor Marcos Ruiz: “foi um grande desafio […] e hoje nós temos orgulho de dizer que, nas avaliações do MEC, nós tivemos a maior nota, que é a nota 5”, comemora.

Programação e debate

O congresso prosseguiu com a palestra de abertura que foi apresentada pela professora Rita de Cássia Oliveira e Silva, da UFRJ, com o tema “Práticas corporais para todos: diversidade e inclusão”. Ela abordou os desafios que escolas, academias e clubes enfrentam para garantir um espaço inclusivo e equalitário.

“É muito importante a gente ter um evento desta grandeza para conversar, principalmente, com pessoas que atuam na educação física, nos espaços de lazer, de ócio criativo e de formação, que são espaços que serão multiplicadores do que a gente vem discutindo, por exemplo, sobre diferença, diversidade, lógica racista, decolonialidade… são espaços em que a gente vai poder multiplicar esses conhecimentos e desconstruir essa lógica que está posta”, ressalta.

Ainda no primeiro dia de evento, aconteceu uma mesa redonda sobre “Educação Física e a infância no século XXI: desafios e perspectivas”, com os palestrantes Profa. Dra. Neiva Leite (UFPR-PR) e Prof. Dr. Ciro Romelio Añez (UTFPR-PR), sob mediação da Profa. Dra. Lilian Messias Sampaio (CBCE-PR). O objetivo foi provocar o debate sobre o uso diário e excessivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a relação com o sedentarismo, considerando a importância das experiências motoras durante a primeira infância para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Fechando o primeiro dia de evento, o professor Dr. João Batista Freire (UNICAMP – CBCE-SC) apresentou a palestra “tecnologias de ensino” com o recorte sobre a educação informal a partir da definição de tecnologia como um estudo das técnicas criadas pelo homem que orienta as mais diversas práticas, desde as utilizadas nas ciências, como as utilizadas na educação, trabalho etc.

No segundo dia do congresso, a mesa redonda foi sobre a temática “Estamos envelhecendo, e agora?”, sob mediação do professor Dr. Marcos Ruiz da Silva e palestra das professoras Dra. Mariluci Hautsch Willig (UFPR) e Dra. Tatiane Calve. O objetivo foi debater o crescimento exponencial do número de idosos no Brasil relacionado com a prática regular do exercício físico na contribuição para as funções orgânicas, autonomia, memória e ainda para as habilidades sociais do indivíduo no processo de envelhecimento.

Já a palestra de encerramento abordou sobre “Práticas Corporais: Reflexões sobre o Século XXI” pela perspectiva de que a sociedade tem consumido um volume expressivo de informações relacionadas com atividade física, exercício físico, esporte e outras formas de manifestação de práticas corporais, em circunstâncias, dimensões e características variadas. O palestrante foi o professor Dr. André Mendes Capraro, da UFPR.

Encerramento

O evento, uma realização da Secretaria Estadual do Paraná do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em parceria com a Uninter, teve 167 inscritos com participantes de 14 estados da federação tanto no presencial quanto no online.  Os congressistas vieram do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além das palestras e mesas redondas, também foram aceitos 119 trabalhos científicos que foram submetidos em 13 grupos temáticos nos diferentes formatos: 82 resumos expandidos com apresentação oral e 37 resumos simples em pôster e material didático pedagógico.

Para os interessados, a consulta aos anais do Congresso e a emissão de certificados estão disponíveis no site do evento. A gravação das palestras e mesas redondas estão disponíveis no canal do Youtube da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas, da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *