Colaboradores Uninter se mobilizam em prol de estudantes do Rio Grande do Sul
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoO Rio Guaíba voltou para o nível regular e algumas construções das cidades gaúchas atingidas pelas enchentes já podem vistas. No entanto, outras se foram sem chances de reconstrução e a população ainda passa por dificuldades, incluindo escolas e estudantes. Por isso, na segunda fase da campanha em prol do estado, a Uninter, por meio do setor de Gestão de Pessoas, em parceria com o Instituto IBGPEX, arrecadou doações para a compra de materiais escolares.
O coordenador de Gestão de Pessoas do Grupo Uninter, Christiano Lopes Affonso, garante que a instituição tem trabalhado para construir a cultura da doação e do voluntariado. “É um compromisso com a sociedade, por meio dos nossos colaboradores, que se dedicam, não apenas com recursos financeiros, mas com tempo, talento e, acima de tudo, com coração”, salienta.
Mais uma vez o Programa de Voluntariado Corporativo Uninter.com Amor mobilizou os colaboradores, que fizeram suas doações financeiras e também doaram seu tempo na montagem de 350 kits com materiais escolares, como caderno, lápis, caneta, apontador, entre outros. Cerca de 20 colaboradores do projeto Despertar se reuniram na tarde de 11 de setembro de 2024, na sede do IBGPEX, localizado no polo de apoio presencial (PAP) Carlos Gomes, em Curitiba (PR), e embalaram cada um dos pacotes.
Para a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki, a campanha “foi um sucesso”. “A população gaúcha ainda precisa muito de nossa ajuda e solidariedade. A mobilização de nossos colaboradores foi inspiradora, demonstrando a importância da solidariedade e do compromisso social do Grupo Uninter. A União de esforços permitiu que montássemos kits que serão destinados a crianças e jovens que mais precisam, garantindo que tenham acesso a ferramentas essenciais para seus estudos. Agradecemos a todos que contribuíram com doações e tempo!”, declara a profissional.
Christiano acrescenta que ações como essa só são possíveis graças à mobilização e engajamento de cada colaborador, com suporte da área de Gestão de Pessoas, que sempre dobra o valor arrecadado.
“Acredito que, ao incentivarmos a cultura do voluntariado, estamos cultivando não só a empatia, mas também a capacidade de olharmos além de nós mesmos, de nos tornarmos pessoas mais conscientes. Por isso, é tão importante continuarmos investindo nisso. Cada ação solidária, por menor que pareça, gera um impacto e que se multiplica. Transforma não só quem recebe, mas também quem se envolve, fortalecendo o sentimento de pertencimento”, conclui o coordenador de Gestão de Pessoas.
Colaboradores do Despertar, Gabriel Cabrera, de 18 anos, e Thayne Schitkoski, de 24 anos, afirmam ter gostado da experiência e o quanto gostariam de realizar mais trabalhos como este, na opinião deles “muito interessante, divertido e produtivo”. “Gostei pela empatia de fazer algum trabalho que vai influenciar em coisas boas”, complementa o colega de turma, Victor Ioch, de 20 anos.
“Foi um sucesso maravilhoso, onde todos os colaboradores tiveram um dia de aprendizado sobre o que aconteceu no Rio Grande do Sul. Tivemos muitos brasileiros ajudando, que mostraram dedicação e, acima de tudo, fé em Deus. Isso mostra que cada pessoa tem seu comprometimento e seu valor. Que possamos olhar para frente, porque é na derrota e nas vitórias que todos nós aprendemos a valorizar cada cidadão, tendo respeito e bom senso, e sempre empatia com os outros, ajudando no que for preciso”, finaliza Lucas Wojcik, de 30 anos, também colaborador do projeto.
As doações serão entregues para a Defesa Civil do Paraná, que encaminhará os materiais para o Rio Grande do Sul, onde serão distribuídos para escolas locais.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen