Uninter participa de lançamento de selo para boas práticas na defesa das mulheres

Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica

Uninter esteve representada no lançamento do Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres no Paraná, que aconteceu na última terça-feira, 13 de agosto de 2024, no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná. A coordenadora da área de Geociências, professora Renata Adriana Garbossa, que também é coordenadora do Comitê Mulheres – Crea-PR (Regional Curitiba), e o coordenador de Humanidades, professor Cicero Bezerra, ambos da Escola Superior de Educação Humanidades e Línguas (ESEHL), representaram a instituição.

A iniciativa da proposta foi do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), juntamente com outras instituições e empresas, que realizaram o lançamento do selo. A certificação é fruto de uma parceria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nós Por Elas (NPE) para reconhecer empresas comprometidas com a causa da prevenção e do combate à violência contra as mulheres.

O evento contou com representantes de várias entidades do Estado do Paraná que estiveram presentes para o lançamento e se comprometeram no atendimento das Boas práticas contra Mulheres.

De acordo com Garbossa, “A Uninter, como uma empresa que sempre valoriza as boas práticas e possui um ambiente corporativo que oferece oportunidades para o crescimento profissional e a emancipação feminina, irá aderir ao Selo, pois ao atender os requisitos estabelecidos no procedimento de certificação ‘Boas Práticas no combate à violência contra as mulheres’ ela estará certificada com o Selo Nós Por Elas”, ressalta.

Para Bezerra, a participação da Uninter na iniciativa é de grande importância: “Por ser uma instituição de ensino integrada com os desafios da sociedade contemporânea, a Uninter exerce um papel relevante principalmente num tema tão importante sobre a violência contra as mulheres”, destaca.

O Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres apresenta 14 itens que podem ser analisados pela certificadora para definir o nível de comprometimento da entidade participante à causa. A avaliação do cumprimento dos requisitos é certificada pela ABNT. Todos os tópicos contemplados são fundamentais, com destaque para a promoção de ações educativas com os funcionários, a capacitação de colaboradores para saberem receber e encaminhar denúncias, adoção de regras de compliance e bancos de talento específico para vítimas de violência doméstica.

A adesão é aplicada para todas as empresas, independentemente de serem públicas ou privadas. Além de ser mais um avanço no combate contra a violência, a adesão do Selo garante o reconhecimento social por iniciativas focadas nas mulheres, principalmente por oferecer um bom ambiente de trabalho e por alinhar ações internas com a Agenda 2030, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5: Igualdade de Gênero, da ONU.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Renata Garbossa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *