Preparado para avançar de fase no mundo do trabalho?
Autor: Luiz Garcel - estagiário de jornalismoVocê já parou para pensar que o mundo do trabalho corporativo pode ser comparado a um jogo? Essa é a ideia da metodologia do escritor Simon Sinek, referência para empreendedores em todo o mundo.
O jogo do trabalho corporativo pode ser dividido entre aquele que é finito, ou seja, aquele profissional que termina a faculdade e se acomoda, e o infinito, que se refere aos profissionais que estão sempre em busca de atualizações. E qual dessas modalidades as pessoas estão “jogando” em suas carreiras ou nas empresas em que trabalham?
Para responder a essa pergunta, o CEO da empresa de software Alterdata, Ladmir Carvalho, foi convidado para palestrar no dia 4 de junho no evento: Infinite Game Contábil: o que esperar da profissão pós-IA e pós-robotização, organizado pelo curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Uninter, com transmissão ao vivo do campus Garcez para o canal do Youtube.
Ladmir Carvalho atua na área contábil há 40 anos, ele acompanha a informatização do setor e desenvolve softwares para automatização dos processos de trabalho do escritório contábil.
“A faculdade confunde a gente, ela parece um jogo finito, mas não é… Lá na frente, se você não continuar evoluindo, em poucos anos você fica ultrapassado”, destaca.
Também foi convidado para o evento o especialista em tecnologia na área contábil, Maicon Santana, que abordou como a Inteligência artificial (IA) pode auxiliar o trabalho do contador. Ele mostrou o quanto a IA pode ser útil na administração do tempo:
“Enquanto um robô executa uma tarefa pra mim, eu terei tempo disponível para fazer uma análise ou uma auditoria”, explicou.
Tais “robôs” são softwares inteligentes que fazem tarefas como: informações que geram a folha de pagamento, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que tem a função de informar para o aluno o que está acontecendo durante o curso, as rotinas automáticas, por meio das quais o sistema executa e avisa quando está concluída uma tarefa. Além disso, existe um software que trabalha com inscrição fiscal e indica ao usuário o que necessita de correção antes de mandar o documento para o governo.
O especialista também falou sobre uma ferramenta que converte um arquivo PDF em lançamentos contábeis, sistema que foi mostrado na prática.
“A IA e a robotização podem trabalhar em favor do contador, otimizando tempo que pode ser usado para uma análise, auditoria ou algo que necessite do humano. É importante preparar a empresa para o futuro”, conclui.
Assista ao evento completo no canal da Uninter no Youtube, clicando aqui
Autor: Luiz Garcel - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels