Polo de São José do Cedro aproxima estudantes da comunidade

Autor: Igor Carvalho Horbach – Estagiário de Jornalismo CNU

A fim de aproximar os estudantes dos cursos de licenciatura da comunidade, o polo de São José do Cedro realizou um evento com palestras para os estudantes do Ensino Médio do município no dia 24 de junho.

Participaram acadêmicos dos cursos de licenciatura, como Vitória Maggioni, de Ciências Biológicas que levou para os adolescentes dois temas: “Zoologia de Vertebrados” e “Botânica Fanerogâmico”.   

No primeiro trabalho, a aluna apresentou a anatomia interna e externa de peixes, por exemplo. Já no segundo, a coleta e análise de gimnospermas e angiospermas que corresponde a tipos de sementes. 

A ação é fundamental para a formação dos estudantes, afinal a realidade da sala de aula curricular (tradicional) é um desafio que pode assustar alunos dos cursos de licenciatura, mesmo quando este é um sonho pessoal. Transformar o seu próprio saber em conhecimento para que uma turma inteira possa compreender e ser impactado pelo conteúdo não é um trabalho tão simples. É preciso didática, planejamento, postura, projeção de voz entre outras características que fazem a diferença durante uma aula. 

Aluno do curso de licenciatura em História, Renan Henrique Hartmann levou o tema “Colonização do Sul Brasileiro”. Na ocasião, a equipe do polo, junto com os acadêmicos, foi até a Escola de Educação Básica Cedrense de São José do Cedro, onde palestraram para todas as turmas do Ensino Médio, proporcionando também, a aproximação entre os jovens estudantes do ambiente da graduação.  

De acordo com a gestora do polo, Andreia Perin, o objetivo é: “Aproximar nossos alunos da comunidade, mostrar para os futuros graduandos a seriedade do ensino na Uninter, além de proporcionar uma vivência prática para nossos alunos”, Ela ainda complementa ressaltando a recepção positiva dos alunos. “Se mostraram interessados nas áreas e em fazer uma graduação” 

Já para a orientadora pedagógica, Maria Pagnussatti Bariviera, “além de compartilhar conhecimentos, essas atividades desenvolvem no acadêmico o autoconhecimento, a autoconfiança, o pensamento crítico e o raciocínio lógico.” 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Carvalho Horbach – Estagiário de Jornalismo CNU
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *