“Na Uninter tive mais do que professores, eles foram muitas vezes meus amigos”

Autor: Adriane Vasconcelos - analista de comunicação

“Tive tutores que vou levar dentro do meu coração para o resto de minha vida”, disse o mais recente egresso do curso de Licenciatura em História da Uninter, Luiz Fernando Plucinick.

Trilhar a jornada acadêmica não é uma tarefa fácil para grande parte dos estudantes. As dificuldades que surgem no meio do caminho às vezes parecem difíceis de serem superadas. Mas é preciso força de vontade e principalmente, apoio para seguir em frente.

A história de Luiz com a Uninter foi assim. Movido pelo desejo de desvendar o passado e aprimorar seus conhecimentos para compreender os novos dias, ele se matriculou no curso de Licenciatura em História, em 2019. Tendo a Teologia e a Filosofia como formações primárias, o estudante achou que o curso de  História seria um ótimo complemento para sua jornada de compreensão da humanidade e sua complexidade.

O egresso, que sempre nutriu o gosto pela leitura e pelos estudos, achou no ensino da Uninter uma forma de se especializar. Mas como na vida nem tudo são flores, no meio do curso, ele pensou em desistir.

“Tive alguns percalços que foram extremamente desagradáveis, com problemas particulares que me afetaram, inclusive psicologicamente”, conta.

Essas dificuldades o afetaram durante um tempo, mas como conta o estudante: “O apoio dos profissionais da Uninter foi simplesmente ímpar, uma equipe de professores espetaculares que não me deixaram desistir de concluir este curso”.

De acordo com Luiz, relatar a sua dificuldade à coordenação do curso e receber apoio e incentivo foi crucial para focar nos estudos, e se esforçar para concluí-lo. Ele teve 100% de aproveitamento neste mês de junho de 2024, e dedica seu diploma aos seus professores.

“Acompanho o Luiz desde 2019, quando assumi a coordenação do curso. Depois, permaneci acompanhando como professora. Sempre observei muita coragem e determinação nele em cada etapa, em cada disciplina”, recorda a docente da Uninter Deisily de Quadros.

Para a professora, era uma alegria receber os e-mails do aluno contando que tinha concluído suas atividades. “Sabemos que para estudantes que conciliam trabalho e estudo, é um grande desafio”, reforça Deisily.

A profissional relata a emoção de ver Luiz concluindo mais uma etapa dos estudos. “Quando vi o e-mail, li que ele tinha finalizado e abri o sistema para confirmar, foi uma alegria! Ver que nosso trabalho está dando certo, que ele conquistou algo que queria muito, é a confirmação de que a educação deve ser para todos e precisa ser valorizada pela sociedade”, enfatiza a professora.

Ainda sobre as dificuldades enfrentadas por Luiz durante a formação, a professora destaca que “enquanto professores, é preciso reconhecer cada estudante em sua individualidade. Prazos, provas, aulas, tudo isso é fundamental. Mas é preciso fazer os ajustes quando necessário. Um olhar mais atento faz com que o aluno não desista do seu curso”, pontua Deisily.

Luiz tem planos para futuro: aprofundar os conhecimentos na geopolítica que se desenha no mundo atual, além de lecionar em sala de aula para repassar tudo que aprendeu na graduação. Sobre a felicidade de ter concluído o curso, Luiz assegura que “a Uninter não deixa seu aluno na mão”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Adriane Vasconcelos - analista de comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *