Organização e gestão da promoção da saúde

Autor: (*) Andrew Silva Alfaro

A Promoção da Saúde tem como objetivo traçar estratégias e formas de produzir saúde tanto no âmbito individual quanto no coletivo, visando atender às necessidades sociais de saúde e garantir a melhoria da qualidade de vida.

É importante que profissionais da saúde tenham conhecimento sobre o funcionamento da Política Nacional de Promoção à Saúde e de todas as implicâncias que ocorrerão nas ações de saúde, bem como nas melhorias dos perfis epidemiológicos da população como um todo.

Importante ressaltar o papel do gestor no processo de entendimento das estratégias e ações que devem ser focadas em um contexto geral ao qual possa atender a demanda necessária neste processo de saúde.

A estratégia de promoção da saúde tem como objetivo principal o enfoque nos aspectos que determinam o processo de saúde e adoecimento em nosso país, como violência, desemprego, falta de saneamento básico, habitação, entre outros.

Quando pensamos em promoção da saúde, devemos compreender que será necessária a participação de diversos setores e de profissionais da área neste processo, que possui vários fatores como: aceitação, mudança de comportamento, cultura, transformação, necessidades de saúde, entre tantos outros aspectos.

Precisamos conhecer as necessidades de saúde, os atores envolvidos, os recursos necessários para somente então saber quais ações serão necessárias visando a qualidade da atenção com integralidade do cuidado.

Os principais objetivos das estratégias de promoção da saúde são disseminar a qualidade de vida, diminuir a vulnerabilidade e os riscos à saúde que podem ser provocados por circunstâncias como: modo de vida, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

A promoção da saúde destaca o papel atuante dos indivíduos sobre as situações relacionadas a saúde, sendo necessário difundir informações sobre vida saudável, prevenção de doenças e estimulando assim a melhor qualidade de vida.

A educação para a saúde busca ampliar a compreensão dos indivíduos, dotando-os de instrumentos que lhes permitam uma melhor aprendizagem, aumentando o nível de informações e desenvolvendo competências que permitam melhorar a saúde individual e da comunidade em que vive.

(*) Andrew Silva Alfaro graduado no curso de Auditoria em Saúde e pós-graduado no curso de Auditoria em Saúde pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Atualmente atua como professor (tutor) nos cursos de Gestão em Vigilância em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares pelo Centro Universitário Internacional Uninter

Incorporar HTML não disponível.
Autor: (*) Andrew Silva Alfaro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *