Autocuidado para uma vida com mais qualidade

Autor: *Lisandra Babireski Barcia da Silva

O autocuidado, como o próprio nome sugere, é o cuidar de si mesmo. Aprender a dedicar tempo para si em meio à rotina e obrigações da vida diária. É importante pensar no autocuidado buscando o equilíbrio entre os seguintes pilares: Bio-Psico-Sócio-Espiritual.  

Como você olha para si nestes quatro aspectos? 

O que você tem feito pela sua saúde física?  

O que você tem feito pela sua saúde emocional?  

O que você tem feito pela sua vida social?  

E como você tem cuidado da sua vida espiritual?   

Pois bem, no aspecto biológico podemos refletir sobre o quanto temos investido em nossa saúde através de uma alimentação adequada e balanceada, equilíbrio do peso corporal, com sono reparador, exames de rotina (quando foi a última vez que você foi ao médico?), atividade física regular, sem a preocupação vaidosa de ter um corpo esbelto, másculo e definido, mas um corpo funcional e saudável.  

No que tange ao aspecto psicológico, estamos pensando na saúde emocional, que muitas vezes negligenciamos quando não conseguimos dizer não, quando não sabemos impor limites (nas coisas, em vícios, nas pessoas), vivemos relações tóxicas e doentias, trabalhamos em demasia, não respeitamos nossos pensamentos e sentimentos. Portanto, cuidar das emoções é prevenir a saúde mental. Podemos aprender que é possível falar sobre nossas angústias e sofrimentos, que não precisamos guardar nossas dores e muitas vezes deixar com que elas se transformem em sintomas, e, em algumas situações, sintomas de doenças físicas. É necessário aprender a “se ouvir”, respeitando os limites de até onde podemos avançar em qualquer situação. E quando não damos conta sozinhos, acende um sinal de alerta para buscar ajuda psicológica. Fazer psicoterapia pode ser libertador e é um grande investimento.  

Pensando no aspecto sociológico, podemos refletir sobre as relações sociais que vivemos e escolhemos viver, pois temos o livre arbítrio sobre como administrar nossas relações com familiares, amigos, colegas de trabalho. E o quanto é necessário estarmos em convívio social com pessoas que agregam valores à nossa vida, pois a vida com pessoas de bem é muito mais leve e feliz.  

Por fim, no aspecto espiritual, a questão é sobre como temos cuidado da nossa espiritualidade, da fé. Você costuma meditar, rezar, orar, agradecer o dom da sua vida? Como você alimenta sua fé, suas crenças e os valores que são fundamentais para a existência? Independente de religião ou crença religiosa, devemos buscar desenvolver a espiritualidade, na busca por um equilíbrio interior e um maior contato com sua essência.  

Sendo assim, se não houver o equilíbrio entre esses quatro pilares, em algum momento da sua vida, você poderá enfrentar dificuldades e limitações. Mas aí vem a tomada de consciência e a necessidade real de buscar ajuda. Não tenha medo de olhar para dentro de si e reconhecer que nem sempre damos conta de tudo sozinhos.   

O autocuidado tem muito a ver com o movimento de olhar para dentro, olhar para si mesmo e refletir sobre o que realmente importa. Precisamos parar, pensar e refletir sobre nossas questões, para então buscar as mudanças necessárias. Podemos pensar no autocuidado investindo em alguns pontos importantes:  

  • alimentação equilibrada, através de uma melhor seleção de alimentos para serem ingeridos; 
  • evitar bebidas alcoólicas, cigarro, drogas (são extremamente nocivos ao organismo); 
  • praticar esportes, através de atividade física regular, podemos vê-la sob a ótica de um antidepressivo natural. 
  • sono restaurador, uma vez que o sono é reparador do organismo; 
  • evitar o excesso de redes sociais; 
  • redução do estresse, tentando sempre evitar situações e contextos estressantes; 
  • aprender a dizer não quando for necessário; 
  • evitar sobrecarga de trabalho – respeitando seus limites; 
  • buscar fazer coisas que gosta em momentos de descontração, relaxamento, lazer; 
  • permitir-se sentir emoções; 
  • buscar ajuda médica e/ou psicológica; 

A psicologia fala que o autocuidado nos proporciona maior qualidade de vida, pois fortalece nossa autoestima e a capacidade de tomar decisões frente aos desafios da vida cotidiana.   

Há determinados momentos em nossas vidas que se faz necessário optar pelo autocuidado, pois precisamos nos cuidar para dar uma maior funcionalidade ao nosso corpo e a nossa mente, precisamos cuidar da nossa essência, das relações que vivemos, da nossa espiritualidade e dos nossos valores, pois assim teremos possibilidades de nos tornarmos pessoas cada vez melhores, autônomas, independentes do julgamento externo e em paz.  

* Lisandra Babireski Barcia da Silva Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga. Mestre em Educação e Professora da Uninter 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: *Lisandra Babireski Barcia da Silva


1 thought on “Autocuidado para uma vida com mais qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *