Nota máxima no radar! Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana é nota 5 no MEC
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoCom a expansão dos grandes centros urbanos brasileiros, os setores de planejamento e gestão urbana têm se tornado cada vez mais necessários para a boa manutenção das cidades. As gestões trânsito e de mobilidade urbana são umas destas áreas, responsáveis por toda a elaboração do deslocamento nas cidades, seja com as vias para carros, ciclovias, sistemas de transporte público ou mesmo a elaboração de calçadas e vias próprias para locomoção de pedestres.
Especialização na área tem se mostrado cada vez mais importante para atender as novas demandas das cidades modernas. Isso é o que motivou Henrique Vitório Rodrigues Vasconcelos a ingressar no curso de Tecnologia em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter. Henrique tem carreira de agente de trânsito e procurava um curso de graduação na área, ingressando no Polo Embu-Guaçu (SP) e finalizando sua formação em novembro de 2021.
“Minha experiência foi ótima, sempre tive retorno da tutoria quando precisei, e todo o apoio necessário durante o curso”, comenta Henrique sobre seu tempo na Uninter. “O diferencial foi toda a forma de aprendizado, pois, o princípio básico foi a educação e a forma de conduzir os trabalhos”.
Além de seu trabalho como agente de trânsito – área em que atua desde agosto de 2005 – Henrique também executa a função de Chefe de Divisão de Fiscalização de Trânsito e Autoridade de Trânsito do município de Embu-Guaçu, cidade na qual reside.
Henrique ainda destaca como o curso foi um diferencial para sua vida profissional: “Logo após a conclusão do meu nível superior, fui nomeado autoridade de trânsito no meu município, título que trago até hoje. E dentro dos meus 18 anos de carreira, foi a primeira vez que esse título foi dado ao servidor da pasta. […] A importância para mim foi real, pois logo que me formei, a gestão (prefeito e vereadores) começou a me respeitar e me tratar como um profissional qualificado para a função.”
Quem também teve a vida profissional transformada pelo curso foi Adriana Suterio Pereira da Silva, aluna do curso pelo polo Uninter Ipanema, localizado em Porto Alegre (RS). Adriana atua na área como instrutora teórica e prática há quase oito anos e ingressou na Uninter por indicação de um colega. “[…] não pensei duas vezes e fiz a inscrição do curso, foi a melhor decisão dos últimos anos”, descreve a estudante, com previsão de conclusão para agosto de 2024.
“Adorei o curso, aulas muito atualizadas e interessantes, com o AVA Uninter dando todo o suporte que o aluno precisa e com professores maravilhosos. Para completar, o tutor, Professor Valdilson, a quem só tenho a agradecer pela empatia, profissionalismo e dedicação que tem com suas turmas. […] Minha experiência na Uninter superou minhas expectativas com tudo que esta instituição pode oferecer aos alunos”, reforça Adriana.
“O curso não poderia ser mais atual e de extrema importância, pois a cada ano, os grandes centros urbanos precisam de um olhar mais aprimorado e criterioso dentro das possibilidades, principalmente quando temos catástrofes como no meu estado”, ela complementa em referência às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Quando questionado sobre como se sentiu ao receber a notícia da nota máxima do MEC, o coordenador do curso, Gerson Luiz Buczenko, relata: “Eu fiquei muito feliz e com a sensação de trabalho realizado, porque é um trabalho constante da coordenação para que o resultado seja esse. Um reconhecimento da qualidade do nosso trabalho por parte dos nossos alunos, da comunidade acadêmica e claro, do Ministério da Educação. […] Sabemos que, no Brasil hoje, a nota 5 representa um grau de excelência para qualquer curso de graduação e alcançar este resultado é uma sensação de dever cumprido”.
Sendo coordenador do curso de Gestão de Trânsito desde seu início em 2019, Gerson explica alguns dos diferenciais que o curso traz aos alunos: “Nosso curso é citado por muitos pesquisadores, por professores de outros estados e por instituições que representam a categoria. […] O nosso curso foi pensado tanto para gestão do trânsito quanto para a gestão da mobilidade, que são duas coisas que parecem ser iguais, mas abordam setores diferentes.”
“Temos uma bibliografia diferenciada, um corpo docente diferenciado, disciplinas gravadas e preparadas por especialistas da área, matérias voltadas para pesquisas de mestrado e doutorado, além de ser um curso que ofertado para unidades em todo o país e inclusive para alunos brasileiros que estão no exterior. Estamos hoje diretamente conectados com o Observatório Nacional de Segurança Viária e com todos os Detrans do Brasil, então nós realmente somos um curso diferenciado”, finaliza o coordenador.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e acervo pessoal