MEC dá nota máxima ao inovador curso de Coaching e Desenvolvimento Humano
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoA educação tem um verdadeiro poder de transformar a vida das pessoas. A maneira como os estudos ampliam o conhecimento e as perspectivas de alguém, abrem diversas portas tanto na vida pessoal como na profissional. Este é o caso de Adriana Ramos, aluna do curso de Tecnologia em Coaching e Desenvolvimento Humano da Uninter.
Com previsão de concluir o curso em agosto de 2024, a aluna passou por uma longa trajetória antes de ingressar na Uninter. Em 2017, a mãe de Adriana adoeceu, e jovem precisou deixar os planos pessoais por praticamente cinco anos para cuidar da mãe que estava em uma condição frágil de saúde. Dispensada de seu serviço e endividada, Adriana perdeu qualquer perspectiva de vida quando sua mãe veio a falecer.
Uma amiga de Adriana, que estava fazendo curso de coaching na época, resolveu apoiá-la neste momento de dificuldade. Sentindo que não tinha nada a perder naquele ponto, Adriana começou a seguir as orientações recomendadas pela amiga, superando as dificuldades e dando um novo rumo para sua vida. Com a confiança e motivação reestabelecidas, Adriana foi atrás de seu sonho de concluir o Ensino Superior, ingressando na Uninter pelo Polo Tatuapé (SP) no curso de Tecnologia em Coaching e Desenvolvimento Humano.
“Indescritível” é como Adriana fala de sua experiência na Uninter. “Amo de coração a Uninter, me sinto como parte dessa família. Sou acolhida, adoro os professores e a metodologia. Antes de fazer a Uninter, há um tempo fiz um semestre em outra instituição de ensino também EAD, mas na área de Marketing. Foi uma experiência horrível, tranquei a matrícula e simplesmente desisti do EAD. Eu resolvi tentar novamente, até porque estou trabalhando por conta, precisava realmente ser por EAD. Resolvi tentar a Uninter e foi a melhor coisa que me aconteceu. Mudou minha visão e indico a Uninter para todo mundo.”
A estudante ainda compartilha alguns de seus planos para o futuro: “Inclusive, não quero mais parar de estudar pela Uninter, super recomendo. Amo de coração, a plataforma é super fácil, nunca tive nenhum tipo de problema, sigo direitinho a rota de estudo e até agora estou me dando super bem. […] Estou pretendendo formar uma consultoria e para isso estou fazendo network com pessoas nessa área, quero fazer minha pós-graduação também e quem sabe virar professora da Uninter”, almeja.
Para a egressa Jucilene Mansano, que se formou em março de 2024, o desejo de fazer o curso veio da sua atuação profissional. “Sou gestora de uma empresa e senti a necessidade de realizar o curso, porque sentia que não estava conseguindo entender os meus colaboradores. Muitas coisas precisam ser mudadas: comportamento, ter uma escuta mais ativa, ser mais empática”, comenta.
“O curso me proporcionou tudo isso. Aprendi muito que, através da minha mudança, eu conseguia mudar até mesmo o ambiente onde estava inserida. Não podemos ficar estagnados em conhecimento, ele deve ser constante para que toda equipe, todo colaborador possa ser bem conduzido a fazer um trabalho com excelência.”
Quando questionada sobre a sensação de ter graduação em um curso avaliado com a nota máxima do MEC, Jucilene elabora: “Significa que estou tendo um padrão de excelência na qualidade de ensino oferecido, recursos adequados e um corpo docente qualificado. Aprendizado e Conhecimento transmitido através das aulas, toda essa bagagem é muito valiosa que vou levar para a vida toda, tanto para vida profissional e pessoal. Hoje sou uma pessoa com mais foco e determinação de onde posso chegar.”
“O principal é desenvolver essa veia empreendedora nos nossos alunos, para que eles possam empreender de maneira sustentável. Nosso curso tem uma característica multidisciplinar, não só de ofertar conhecimentos das ferramentas de Coaching, mas que eles também possam aprender sobre gestão de negócios, sobre marketing, a precificação dos seus serviços e o olhar ético nas relações humanas. […] A gente sempre preserva que os nossos alunos desenvolvam essa postura ética nas relações com seus clientes e nas ofertas de seus serviços. Ética é fundamental para quem vai lidar com pessoas e ofertar serviços para comunidade, esses são alguns dos diferenciais do curso”, comenta a coordenadora do curso, Carla Patrícia da Silva Souza.
Responsável pelo curso desde seu início em 2019, Carla explica a felicidade que sente ao receber a notícia da nota da avaliação do MEC: “É gratificante. Porque valida todo esforço não só meu enquanto coordenadora, mas da equipe de tutores, professores e o apoio também da gestão acadêmica, da direção e da Reitoria para que a gente alinhasse tudo, prezando pela qualidade para os alunos. […] Percebemos com os depoimentos dos nossos alunos ao longo de toda a trajetória que a gente faz diferença na vida deles, temos alunos que começaram conosco e estão crescendo nas suas carreiras.”
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e acervo pessoal