Cursos técnicos capacitam jovens para ingresso no mercado de trabalho
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - Assistente de Comunicação AcadêmicaO mercado de trabalho modernizado e competitivo se modifica tão rapidamente que só o ensino básico muitas vezes não é suficiente para os jovens que estão em busca de colocação profissional. Os pré-requisitos são variados e dependem das demandas dos tempos atuais, que buscam profissionais mais preparados, com múltiplas formações.
A formação técnica surge com o intuito de instruir pessoas para o mercado e dar mais opções para se desenvolver, abrindo novos caminhos de atuação.
Alinhada a essa demanda, dentre os 400 cursos divididos entre Graduação, Pós-graduação, Mestrado, doutorado e Extensão, a Uninter conta também com a Escola de Formação Técnica e Profissional, a UninterTech.
Criada em 2020, a escola tem mais de 8.920 alunos matriculados no estado do Paraná. E ao contrário do curso de graduação, que estuda determinada área em profundidade, o curso técnico é totalmente voltado ao mercado de trabalho, oferecendo uma capacitação de qualidade e de curta duração.
A UninterTech conta atualmente com 19 cursos técnicos, ministrados por profissionais capacitados, dando o suporte necessário para que o aluno tenha a melhor experiência de aprendizado.
Para o coordenador de cursos técnicos e profissionalizantes da UninterTech, Felipe Andre Pellin, os cursos desempenham: “um papel crucial na formação de novos profissionais, oferecendo uma ampla gama de cursos profisionalizantes e técnicos via EAD, capacitando os alunos para as demandas específicas do mercado de trabalho,” destaca.
Quanto às vantagens dessa modalidade, Pellin ressalta que “oferece uma formação mais rápida e específica em uma área profissional, preparando os alunos para ingressarem no mercado de trabalho mais rapidamente do que uma graduação”.
Também é possível fazer cursos profissionalizantes a partir de 14 anos de idade. Dessa forma, os jovens que ainda estão no Ensino Médio já saem da escola mais preparados para o mercado de trabalho, enfatiza o professor. Outra vantagem é a oferta de cursos relacionados às tendências profissionais.
“A Unintertech está constantemente inovando em sua oferta de cursos, buscando atender às demandas do mercado por profissionais qualificados em áreas emergentes e de alta demanda, como tecnologia, gestão, saúde e meio ambiente”, pontua.
A oferta dos cursos é uma forma de garantir que mais pessoas estejam incluídas no mercado de trabalho, capacitando para as profissões do futuro.
Entre os cursos inovadores oferecidos pela instituição estão: Técnico em Administração, Técnico em Agronegócio, Técnico em Comércio Exterior, Técnico em Contabilidade, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Marketing, Técnico em Publicidade, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Condomínio, Técnico em Desenvolvimento, Técnico em Eventos, Técnico em Gerência em Saúde, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Programação de Jogos Digitais.
Possibilidade de aproveitamento de estudos
Outra novidade que torna a formação técnica ainda mais atrativa é a possibilidade de aproveitamento dos créditos para a continuidade dos estudos. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Verticaliza é um projeto que visa ofertar cursos de aperfeiçoamento tecnológico com possibilidade de aproveitamento de estudos. A disciplina que o aluno cursou no técnico, por exemplo, pode ser aproveitada para um curso tecnólogo na mesma área de atuação.
O projeto é dirigido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em conjunto com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec).
Dentre as instituições privadas, a Uninter foi a única a ceder cursos em EAD para este projeto, que nasceu de uma parceria conjunta entre professores e coordenadores responsáveis pelos cursos técnicos e tecnólogos.
A iniciativa visa dar o suporte e facilitar o desenvolvimento profissional dos alunos que escolhem a Uninter para aperfeiçoamento na carreira.
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels