Curso de Secretariado e polo de Brasília inovam ao realizar evento de forma híbrida
Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismoO curso Tecnologia em Secretariado da Uninter promoveu a palestra “O papel estratégico do profissional de secretariado na esfera pública” de forma híbrida no dia 9 de abril.
O evento reuniu diversos estudantes de maneira presencial, no próprio polo, e online, através do Youtube. A abertura contou com a presença do pró-reitor de graduação, Rodrigo Berté, do diretor da Escola de Comunicação, Gestão e Negócios, Elton Ivan Schneider, e do coordenador de egressos, Sidney do Carmo Ferreira de Lara.
Já a palestra foi ministrada pela secretária executiva Kelle da Cruz Araujo e trouxe um novo formato para os eventos da Uninter. Enquanto a equipe docente do curso estava nos estúdios da instituição em Curitiba, a palestrante estava no polo de Brasília junto com alguns alunos da cidade, proporcionando uma experiência hibrida mais aprofundada e com interação tanto virtual quanto presencial.
Para a coordenadora do curso, Adriana Czajkowski, eventos como esse potencializam os estudos, além de proporcionar uma interação de suma importância entre universitários e possíveis empresários, firmando parcerias, estágios e novas oportunidades de emprego. “Os eventos também oferecem a oportunidade dos estudantes interagirem com profissionais da área, professores, outros estudantes e quem sabe potenciais empregadores. Essas conexões podem levar a possibilidades de estágio, emprego ou colaboração em projetos futuros. Nos eventos acadêmicos, os alunos poderão desenvolver habilidades, participar de debates e aprimorar o pensamento crítico”.
Além disso, a parceria com o polo é primordial durante a jornada acadêmica do aluno, principalmente no que se refere a encontros e ações como essa. “Proporciona uma oportunidade única de aprimoramento profissional e networking para os alunos e profissionais da área de secretariado. Além disso, eventos como esse fortalecem a imagem e a relevância do polo como um centro de excelência acadêmica”, aponta Eulania Olivieira, gestora do polo de Brasília.
Para a aluna Jaqueline Pereira da Silva Faria, o evento foi: “Surpreendente! Pois o meu foco principal desde quando comecei a estudar secretariado sempre foi o empreendedorismo, e a secretária no âmbito público me trouxe uma nova visão.”
A estudante do curso de secretariado acredita que assim poderá ampliar seu leque de possibilidades de atuação profissional. “O secretariado é uma profissão expansiva, quanto mais o mundo se globaliza e o mercado cresce, mais o secretário(a) ganha espaço. Pois, como uma profissão multifacetada, poderei atuar em diversos segmentos no mercado de trabalho”, avalia.
Já a estudante Lorraine de Souza Xavier Alves destacou como o encontro contribuiu para valorizar ainda mais a profissão que escolheu seguir. “Contribuiu para que eu tivesse mais orgulho e consciência da importância do meu trabalho. […] Eu vejo que a profissão de secretariado sempre vai existir, porém o profissional terá sempre que relembrar os ensinamentos básicos e também se manter atualizado a tudo que o mercado de trabalho demanda.”
Além dos estudantes do curso de Secretariado, Adriane destaca que o evento teve participação de alunos de outras áreas, que se interessam pela temática ou que desejam saber mais sobre a área. “Alguns participantes comentaram que admiram a área secretarial e acompanham os eventos para saber como promover parcerias com os profissionais da área de Secretariado”, cita ela. Assista à palestra no link.
O curso Tecnologia em Secretariado da Uninter conquistou nota 5 no MEC e possui dois anos de duração.
Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: PAP Brasília