Modernização do agro fortalece comunicação do setor

Autor: Rafael Agostinho Lemos da Silva - Assistente de Comunicação Acadêmica

“O público rural se modernizou, se conecta, se informa e tem linguagem própria, busca a própria identidade”. É o que destaca o coordenador dos cursos de graduação em Ciências Agrárias da Uninter, André Luiz Delgado Corradini

Por isso, Corradini visualiza que o agronegócio e a área de comunicação têm relação intrínseca. E isso está ligado a diferentes linguagens e formas de comunicação, afinal, o agro não envolve apenas as grandes empresas e multinacionais. É preciso considerar também os agricultores familiares, além dos negócios de pequeno ou médio porte.

Um destaque é a publicidade no setor. Nos comerciais de automóveis voltados ao público do agronegócio, por exemplo, os personagens têm características específicas na vestimenta, as paisagens destacam o campo e até as músicas utilizadas remetem ao cenário agrícola. Na visão do professor, as publicidades mostram o que antes não se via em relação ao agro, demonstrando a mudança da percepção que se tinha antigamente. 

O desenvolvimento da comunicação ligada ao setor se reflete até mesmo nas feiras agropecuárias.  “Antigamente, nós pensávamos nas feiras regionalizadas, as principais sendo instaladas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e algumas mais expressivas no Centro-Oeste. Isso meio que isolava os produtores, as empresas e os anúncios que dependiam única e exclusivamente da televisão e do rádio para se divulgar”, avalia Corradini.

Esse cenário mudou com o desenvolvimento e fortalecimento de novas tecnologias de comunicação. A utilização das mídias digitais faz com que o expositor de uma feira de expressão possa alcançar um público de todo o país. “Uma empresa, por exemplo, em pastagem, que está ali na ExpoInter, em Esteio-RS, ela vai poder ter cliente no Centro-Oeste, onde temos grandes pastagens. E vice-versa”. 

  Corradini pontuou ainda que o Agronegócio vive intensamente em tempo real nas redes sociais como Instagram, Facebook e Tik Tok. Ele finalizou destacando que as ferramentas das novas mídias mais exploradas são as transmissões ao vivo, os Feeds e os stories. 

 O tema foi debatido na palestra “Comunicação e Agronegócio – A mensagem além do pop”, que fez parte da V Maratona da Pós-Graduação Uninter no dia 06 de abril de 2024, das 9h às 20h30 com transmissão ao vivo pelo Youtube. A mediação foi feita pela professora Edna Gambôa. Você pode conferir a palestra na íntegra clicando aqui

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Agostinho Lemos da Silva - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Greta Hoffman e reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *