Cristovam Buarque e Edmar Bacha discutem o Brasil de ontem e hoje em novo livro
Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação AcadêmicaDois dos intelectuais de maior impacto para a vida pública do Brasil se reúnem para uma conversa sobre economia, educação e política. Essa é a proposta do livro “Conversa com Edmar Bacha” (Editora Intersaberes), de autoria do ex-ministro da Educação Cristovam Buarque. A obra será lançada em Curitiba (PR), em 22 de março, na Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel). O evento terá presença de Cristovam para uma sessão de autógrafos.
Bacha é economista e principal formulador e implantador do Plano Real durante o governo Itamar Franco (1992-95). Antes de assumir o plano de estabilização monetária, o economista era conhecido como um dos criadores de programas de pós-graduação em Economia no país e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi ele quem convidou Cristovam a voltar para o Brasil, depois de nove anos no exterior, para assumir uma cadeira de professor na Universidade de Brasília (UnB).
Na conversa, Cristovam propõe reflexões para relembrar o passado brasileiro desde os anos 1960 e imaginar o que o futuro guarda para a nação. Os interlocutores retomam os rumos da economia brasileira desde a ditadura militar (1964-1985) até os atuais desdobramentos de políticas públicas do governo federal. A obra foi idealizada em setembro de 2022, quando Cristovam convidou Bacha para a realização nos moldes de outras três conversas já publicadas.
O livro vai além do diálogo entre os intelectuais ao permitir espaços ensaísticos de Cristovam, também ex-governador e ex-senador pelo Distrito Federal. As reflexões sobre temas urgentes do Brasil e do mundo trazem ao leitor impressões sobre educação, combate à pobreza, ecologia, relações internacionais, distribuição de renda, controle fiscal, trabalho, inteligência artificial e tantos outros.
O prefácio é assinado pela jornalista Miriam Leitão, que define a obra como uma “conversa entre duas pessoas inteligentes”. “E se, por acaso, a leitora e o leitor tiverem uma visão diferente da exposta por Bacha e Cristovam, estão também convidados a entrar neste livro e conferir o que eles estão dizendo. O Brasil precisa de muita conversa entre visões distintas, desde que plausíveis. E democráticas”, resume.
Brasil, o país dos contrastes
Em 1974, Bacha foi autor da fábula “O Rei de Belíndia”. A história trata de um economista que visita o reino de Belíndia, um país de contradições em que o grande montante de riqueza não é capaz de eliminar a pobreza generalizada entre a população.
A fábula é uma clara metáfora do Brasil dos anos 1970. Após dez anos de ditadura, o país celebrava seu “milagre econômico”, com um crescimento de 10% ano. Ao mesmo tempo, fazia parte da desigualdade econômica e social que assolava o país e que resultou em uma perda de 35% somente do salário mínimo.
O nome faz referência às riquezas e qualidade de vida da Bélgica e o padrão de vida paupérrimo da Índia. A história causou repercussão no debate público brasileiro, levando Bacha à fama nos círculos de discussão econômica do país.
“Tenho muito orgulho de ter provocado aquele impacto. Belíndia foi um nome sexy”, diz Bacha na conversa com Cristovam.
Lançada há 50 anos, a fábula ainda ecoa pelo cenário socioeconômico do Brasil. Cristovam nota que o país é “moderno e velho, dinâmico e estagnado”. “É esta dicotomia que muitas vezes isola as forças políticas: ao não perceberem que suas falas já não se sintonizam com o futuro, nem atendem aos desejos dos que estão no passado”, sintetiza.
Apesar de duras críticas ao que o Brasil foi e ainda é, o autor e seu entrevistado não deixam de acreditar em novas gerações de economistas e atores políticos para a solução dos grandes problemas da sociedade. “Enfim, o desafio de entender o funcionamento e formular políticas para a economia na Era dos Limites e na Era das Incertezas”, assume Cristovam com esperança.
Ficha técnica
Livro: Conversa com Edmar Bacha
Autor: Cristovam Buarque
Número de páginas: 124
ISBN: 9788522713165
Formato: brochura (paperback)
Dimensões: 21 x 14.3 x 0.7
Editora: Intersaberes
Sobre o autor
Cristovam Buarque (Recife, 20 de fevereiro de 1944) é um importante político, economista e professor brasileiro. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1966) e doutor em Economia pela Universidade Panthéon-Sorbonne (1973).
Entre 1973 e 1979, atuou como economista sênior na divisão de Análise de Projetos Industriais, Mineração e Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nas cidades de Quito (Equador), Tegucigalpa (Honduras) e Washington (Estados Unidos).
Em 1979, retornou ao Brasil a convite de Edmar Bacha. Entrou para o quadro de professores do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) e, em 1985, tornou-se reitor da instituição, cargo que ocupou até 1989.
Cristovam também se destacou no cenário político brasileiro. É o idealizador do programa social Bolsa Escola, implementado pela primeira vez na década de 1990, em sua gestão como governador do Distrito Federal. Foi Ministro da Educação no primeiro mandato do governo Lula, em 2003. No Congresso, destacou-se como senador pelo Distrito Federal por dois mandatos.
Além de sua longa carreira acadêmica e atividade na vida pública, é autor de dezenas de livros publicados no Brasil e no Exterior.
Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação AcadêmicaCréditos do Fotógrafo: Divulgação