As tecnologias da Ciência de Dados em um curso inovador
Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de JornalismoA ciência de dados é considerada uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho. Na era da informação, os dados fazem parte das estratégias de negócios de empresas e organizações. A ciência de dados também se faz presente em diferentes áreas da sociedade, como indústrias, governos, saúde, finanças, marketing e ambientes digitais.
Pensando em formar profissionais qualificados para atuar em um novo nicho de mercado, a Uninter lançou, em fevereiro de 2020, o curso de tecnologia em Ciência de Dados. A graduação inovadora oferece uma formação de dois anos e meio, agregando conhecimentos relacionados à matemática, estatística, programação, computação e negócios. Os professores são atuantes no mercado de trabalho, garantindo uma formação atualizada e de qualidade para os alunos.
O profissional que atua na área de ciência de dados tem capacidade de transformar os dados em insights, que auxiliam na tomada de decisões. “O curso forma profissionais aptos a utilizarem técnicas estatísticas e computacionais para extrair conhecimento dos dados, aplicar análises para formar decisões estratégicas em ambientes corporativos e governamentais. Assim, contribuem para o avanço tecnológico e a resolução de problemas sociais por meio de soluções baseadas em dados”, diz o coordenador do curso, Luís Gonzaga de Paulo.
A graduação é composta por 32 disciplinas, com atividades extensionistas para que o aluno possa desenvolver projetos sociais, assim expandindo seu relacionamento pessoal e profissional. O curso conta também com atividades práticas que integram as tendências e tecnologias, proporcionando desafios e problemas reais que serão enfrentados no ambiente profissional de trabalho.
“O foco em projetos reais oferece experiências com base em situações reais, possibilitando ao aluno experimentar as técnicas, os processos e as ferramentas que terão parte nas suas futuras atividades profissionais, tornando-as familiares e permitindo que desenvolva suas habilidades”, completou Luís.
Além das atividades nos laboratórios virtuais e o uso de ferramentas gratuitas de acesso aberto, é disponibilizado ao estudante outros recursos para melhor aprendizagem, sendo eles:
- Pacote Office;
- Curso de inglês;
- Bibliografia básica e complementar do curso atualizada e livros da oferta;
- Repositórios de normas, artigos e publicações técnicas das instituições, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).
Todas essas ferramentas de aprendizado são disponibilizadas dentro do ambiente de aprendizagem virtual, o Univirtus. Para conhecer mais sobre o curso e fazer sua inscrição, clique aqui.
Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de JornalismoEdição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica