Acadêmico identifica pontos de alagamento em Porto Alegre

Autor: Thiago Dias - Estagiário de Jornalismo

Os alagamentos podem ser vetores de doenças propagadas facilmente por meio da água e de alimentos contaminados. Pensando em maneiras de escoamento planejado, o estudante do bacharelado em Física da Uninter João Plínio Juchem Neto desenvolveu um trabalho que identifica pontos de convergência da água da chuva em seu bairro. Morador da região do Menino Deus, em Porto Alegre (RS), João vê com frequência as ruas próximas de sua casa alagarem. O bairro é praticamente todo plano, aproximadamente no nível do mar e às margens do Lago Guaíba, que banha a capital gaúcha.

No trabalho da disciplina Geometria Diferencial, João usou softwares como Google Earth, versão digital mais fotorrealista da Terra, e o Matlab, programa interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. Ainda com técnicas de Meshgrid, ele construiu gráficos tridimensionais. Os dados levantados no trabalho revelam que o ponto mais afetado por alagamento em seu bairro fica um metro abaixo do nível do mar.

Como seria bastante complicado elevar as vias desta região, João aborda algumas soluções viáveis para o problema. “A intervenção mais adequada para minimizar tais alagamentos seria investir na expansão da infraestrutura de escoamento da água da chuva, aumentando sua capilaridade e capacidade de escoamento. Em outras palavras, construindo mais ‘bocas de lobo’ e utilizando canos de maior bitola no escoamento para o Lago Guaíba, ou lagos mais próximos. Dado o fato desta superfície ser muito plana e abaixo do nível do Lago Guaíba, talvez fosse interessante a instalação de um sistema de bombeamento artificial da água que se acumula nestas regiões mais baixas”, explica.

O aluno ainda ressalta a necessidade do apoio da população na manutenção de medidas como essa. “É de suma importância a realização de campanhas de conscientização da população no sentido de não se jogar lixo na rua, a fim de evitar o entupimento do sistema de escoamento de água pluvial”, complementa.

João é bacharel em Ciências Econômicas, mestre e doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor adjunto na UFRGS. A formação integral da Uninter possibilita que o egresso possa atuar na pesquisa e na indústria.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Thiago Dias - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: MAURO SCHAEFER/CORREIO DO POVO e acervo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *