Inovação Pet: o potencial do mercado para startups
Autor: (*) Armando Kolbe JuniorA constante busca por soluções sustentáveis e socialmente responsáveis é uma tendência crescente no mercado. Startups que se preocupam com o bem-estar dos animais, com a preservação do meio ambiente e que têm ações voltadas para a comunidade ganham uma vantagem competitiva significativa. Os consumidores estão mais conscientes e valorizam empresas que compartilham de valores éticos e sustentáveis.
O mercado voltado para pets se destaca como um dos setores mais promissores e resilientes da economia brasileira. Traz em seu bojo um crescimento contínuo, movimentando bilhões de reais anualmente, pois abraça uma variedade de produtos e serviços destinados aos nossos queridos animais de estimação. Nesse contexto, as startups têm se destacado ao trazer inovação e tecnologia para atender às diversas demandas crescentes, como dos tutores de pets. Algumas das startups presentes nesse mercado destacam alguns pontos para que se possa compreender como a inovação está transformando o relacionamento entre humanos e animais de estimação.
As startups que atuam no segmento pet, conhecidas como Pets Techs, estão revolucionando a forma como cuidamos de nossos companheiros de quatro patas. Um dos exemplos é a startup Lilu, que inovou ao desenvolver um aplicativo para agendar banhos e tosas, no conforto do lar do animal. Na correria do dia a dia, diversos tutores têm dificuldades em encontrar tempo para cuidar devidamente de seus pets. A Lilu trouxe praticidade e comodidade, conectando profissionais especializados aos tutores, permitindo que os animais sejam tratados com todo o cuidado necessário.
A CatMyPet, outra startup, identificou uma lacuna no mercado de produtos para gatos e investiu na criação de itens inovadores para esse público. Como destaque tem o MagiCat, um bebedouro em formato de torneira que oferece uma experiência única e agradável para os felinos. O sucesso dessa startup se deu pela busca por soluções inovadoras e a parceria com investidores.
Outro exemplo é a Woof, que atua como uma das maiores redes de pet shops afiliados no Brasil. Com seu marketplace, a startup coordena a compra de produtos entre clientes e pet shops locais, proporcionando uma logística ágil e a entrega gratuita dos itens em cidades brasileiras. Tem se destacado por utilizar tecnologia proprietária para criar trajetórias personalizadas para cada tutor, tornando a experiência de compra mais assertiva.
Esse crescimento expressivo do mercado pet brasileiro não apenas atraiu o interesse de startups, mas também tem aumentado a confiança dos investidores no potencial de crescimento dessas empresas inovadoras.
As Pets Techs podem agregar valor ao mercado de pets, oferecendo soluções criativas e disruptivas para satisfazer as necessidades dos tutores e seus animais de estimação. Também estão engajadas em causas sociais e ambientais, demonstrando uma preocupação genuína com o bem-estar dos animais e a qualidade de vida de suas comunidades.
O mercado de pets para startups está em crescimento exponencial, impulsionado também pela Internet das Coisas (IoT) e diversas outras tecnologias avançadas. Os animais de estimação são agora membros queridos das famílias, o que abre oportunidades para produtos e serviços personalizados. Sendo assim, a IoT permite dispositivos conectados para monitorar a saúde e bem-estar dos animais, enquanto a inteligência artificial oferece recomendações personalizadas. Além disso, a IoT expande o mercado pet para áreas como medicina veterinária e nutrição especializada, com a telemedicina sendo uma tendência promissora. Startups inovadoras que combinarem tecnologia, responsabilidade social e foco no cliente têm chances de prosperar e contribuir para o bem-estar dos pets.
(*) Armando Kolbe Junior é Professor nos Cursos de Administração, Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas Graduação no Centro Universitário Internacional Uninter, Mestre em Tecnologias e Sociedade; Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Autor: (*) Armando Kolbe JuniorCréditos do Fotógrafo: Pexels