Trabalho da Uninter é destaque em congresso de Engenharia e Agronomia
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de JornalismoA 78ª SOEA – Semana oficial da Engenharia e da Agronomia aconteceu entre os dias 8 e 11 de agosto, em Gramado (RS). O evento contou com aproximadamente 5 mil participantes de todo o Brasil, onde os conselhos regionais estiveram presentes mostrando os trabalhos desenvolvidos na área.
A programação do evento trouxe temas relevantes para os profissionais, como energias renováveis e não renováveis, a importância das energias fósseis na transição energética, usinas eólicas offshore, a descarbonização e o hidrogênio verde (H2V) no Brasil, acessibilidade, entre outros. De 300 trabalhos enviados, somente oito foram selecionados para apresentação oral, entre eles um de autoria de professores da Uninter: “NDVI como indicador da impermeabilização do solo urbano: estudo preliminar na bacia do Ribeirão dos Padilhas (Curitiba/PR)”.
A professora da Uninter Renata Adriana Garbossa, coordenadora da área de Geociências da Escola Superior de Educação (ESE) e associada do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), apresentou o trabalho e participou do evento como coordenadora do Comitê Mulheres da Regional de Curitiba. Ela e os professores Otacílio Paz, Franciele Stevam e Vera Rocha são os autores do artigo.
“O trabalho é fruto do grupo de pesquisa denominado Atlas de Geociências, que já tem robustez e uma trajetória de pesquisa juntamente com os estudantes bolsistas e voluntários”, explica Renata. Segundo ela, a importância de participar do evento é a troca de experiências com todos os profissionais dos estados brasileiros. “Saber que o trabalho apresentado é fruto da pesquisa que a Uninter incentiva, para que todos os professores desenvolvam com os estudantes, nos motiva ainda mais em seguirmos com a pesquisa e, ao mesmo tempo, mostramos fora o trabalho que estamos realizando sempre com o incentivo dos nossos gestores”, conclui.
O evento contemplou o Painel Mulher, momento em que foi debatido a inserção da mulher no mercado de trabalho, sobretudo no campo da Engenharia e da Agronomia, com a presença da engenheira e vice-presidenta do Conselho Profissional de Engenheiros Civis da Argentina, Alejandra Fogel. Ela apresentou os avanços das políticas voltadas para as mulheres, os desafios e quais caminhos percorrer.
Um dos destaques do evento foi a conferência sobre “Carbon Sequestration – How Brazilian agriculture can contribute to global Sustainability” (Sequestro de Carbono – Como a agricultura brasileira pode contribuir para a sustentabilidade global), proferida por Rattan Lal (Nobel da Paz e Prêmio Mundial da Alimentação 2020).
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de JornalismoEdição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica