3º Encontro Nacional de Linguagens Cultural e Corporal debate lazer e gestão
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação AcadêmicaA Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter e o Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer (LAGEL) realizaram o 3º Encontro Nacional de Linguagens Cultural e Corporal em 11 e 12 de agosto de 2023. O evento tratou da atividade física como agente transformador e da gestão de experiências de lazer a partir do turismo, esporte e cultura. A ocasião também foi marcada pelo 13º Seminário de Estudos do Lazer, com sede no campus Garcez, em Curitiba (PR), e transmitida pelo YouTube.
A programação trouxe palestras, debates e workshops voltados a diferentes aspectos de pesquisa e práticas das áreas de atividade física, lazer e cultura. Participaram dos encontros alunos e professores da instituição, além de acadêmicos convidados e inscritos no evento, vindos de diversas partes do Brasil como as estudantes Ligia Caroline Costa, Yana Caroline Gonçalves, Ana Carolina Gaiotto e Melissa Campos.
“Quando a gente pensa em esporte, cultura e artes visuais, nós estamos fazendo o que a mente humana tem de fazer: a fruição. A possibilidade de enfrentar o futuro de uma forma diferente do que vivemos hoje, não carregados de preconceitos, mas da vontade de mudar”, afirmou sobre o evento a diretora da ESE, Dinamara Machado.
A palestra de abertura tratou de intersetorialidade e gestão das experiencias do lazer, com apresentação da diretora de Parcerias Secretaria de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Andrea Nascimento. Em sua fala, a educadora ressaltou a importância da gestão pública a partir de olhares dinâmicos e interdisciplinares, abordando iniciativas do ministério em parceria com secretarias estaduais e municipais para o acesso da população a essas atividades. A mediação foi do professor Giuliano Gomes de Assis Pimentel, da Universidade Estadual de Maringá.
“É muito importante tiramos do papel e do campo teórico a perspectiva da intersetorialidade e materializar, trazer a práxis desse conceito, para a realidade da nossa população e da gestão pública”, salientou a gestora.
O evento teve prosseguimento com mesa-redonda abordando o desafio da gestão do lazer sob a ótica da sustentabilidade, com participação do secretário de Esporte e Lazer de Curitiba, Carlos Pijak, e dos professores Leandro Ribas e Rogério de Oliveira Massarotto, com mediação da professora Grazielle Ueno. À noite, houve a apresentação de trabalhos submetidos ao evento e aprovados pelos realizadores.
Dia de capacitação
Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de escolher entre cinco oficinas para capacitação e aprendizado. Foram elas:
Workshop 1: Planejamento e Administração de programação de lazer, ministrado pela professora Maria Zuleica Lopes Koritiak (LAGEL);
Workshop 2: Jogos no ambiente empresarial, ministrado pela professora Ana Paula Evaristo Guisarde (LAGEL);
Workshop 3: Corpo, som e batuque: experiencia e internalização, ministrado pelo Alysson Siqueira (Uninter);
Workshop 4: Desenho de paisagem urbana: uma possibilidade de cultura e lazer, ministrado pelos professores André Luiz Pinto dos Santos e Etienne Marcelino (Uninter);
Workshop 5: Lazer e Turismo: experiências urbanas, ministrado pelo professor Daniel Valesk (Prefeitura Municipal de Curitiba).
Outras duas mesas-redondas ocorreram pela manhã e durante a tarde, tratando de gestão estratégica de empreendimentos de lazer e entretenimento e da linguagem na produção de sentidos na gestão do lazer.
A programação transmitida está disponível ao público no canal da ESE, no YouTube. Confira neste link.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação AcadêmicaCréditos do Fotógrafo: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica