Curso nota máxima, Blockchain, Criptomoedas e Finanças é investimento garantido

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Já pensou investir o seu dinheiro na esperança de melhorar a vida financeira e perder tudo em poucos meses? Foi o que aconteceu com o empresário Rodrigo Viana Ribeiro, de 39 anos, ao entrar em um “investimento” de pirâmide financeira.

Em 2019, Rodrigo acreditou na promessa de 5% de rendimento ao mês investindo em bitcoin. Sem conhecimento nenhum sobre a área, fez o aporte e em um semestre perdeu tudo. A falsa instituição desapareceu e ele nunca mais conseguiu contato.

“Comecei a estudar sozinho sobre investimentos, fiz pequenos cursos na internet e percebi que tinha muita enganação e cursos de baixa qualidade, principalmente quando se fala de bitcoin, que é um submundo dentro da internet. Com isso, vi a necessidade de buscar uma instituição séria que oferecesse conhecimento com responsabilidade”, conta o empresário.

Foi quando Rodrigo encontrou o curso de tecnologia em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital da Uninter. A graduação acaba de receber a nota cinco na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), conceito máximo concedido pelo órgão.

Para Rodrigo, o diferencial da instituição está atrelado a duas palavras: conhecimento e reconhecimento. “O conhecimento que a instituição me ofereceu e eu busquei complementar e ter a seriedade para assimilar e o reconhecimento de uma instituição que está no mercado há mais de 20 anos. Isso traz credibilidade para atuação no mercado de trabalho”, afirma.

Ainda em 2021, o empresário ingressou no polo de apoio presencial em Araucária (PR) e realizou todo o curso na modalidade de educação a distância (EAD). O fator foi determinante para a escolha da instituição, já que precisava conciliar os estudos com a atuação na VS Informática Gestão e Tecnologia, empresa que fundou e da qual é proprietário.

No empreendimento criado em 2008, ele atua com software de gestão empresarial para pequenas empresas do comércio, serviços e indústrias. Rodrigo também presta consultoria financeira, principal meio de aplicação dos conhecimentos da graduação.

“Os pequenos empresários geram lucro e não sabem o que fazer com o dinheiro que sobra. Com o curso, adquiri conhecimentos e criei uma metodologia que auxilia o pequeno empresário a enxergar a empresa como sendo grande. É muito difícil falar de DRE [Demonstração do Resultado do Exercício], fluxo de caixa, investimentos ou bitcoin em empresas com poucos funcionários, onde o proprietário faz tudo sozinho. Mas de uma forma simples, descontraída e transmitindo o conhecimento necessário, tenho conseguido alavancar meu negócio e ajudar outros empresários”, garante.

Rodrigo utiliza o que aprendeu também dentro da própria empresa e destaca principalmente o marketing de relacionamento, modelo avançado de gestão e gestão de custos, que utiliza no dia a dia. Atualmente no cargo de diretor-geral, afirma que consegue aplicar finanças comportamentais para os colaboradores, os quais auxilia para terem saúde financeira.

O empresário se formou em junho de 2023 e, tendo em vista todas essas melhorias que alcançou por meio dos conhecimentos, acredita que a nota máxima conquistada “foi uma consequência de um trabalho sério, muita dedicação de toda a equipe e conhecimento contínuo dos professores, que se atualizam frequentemente”.

“[O reconhecimento com nota máxima] Tem uma importância muito relevante, pois sei que fiz parte disso e ajudei de alguma forma, sempre me comunicando, enviando as críticas, sugestões, elogios e participando das aulas e das pesquisas. A Uninter, com muita humildade e agilidade, sempre atendeu ao que necessitei”, declara.

Excelência em inovação e qualidade

Coordenador da graduação, Daniel Cavagnari afirma que a avaliação de um curso perpassa três dimensões: a infraestrutura, o material didático e as pessoas envolvidas, desde os estudantes até os setores de apoio. “Você só vale cinco se passar por todas essas fases. Os próprios avaliadores ficaram extasiados”, lembra o docente.

Para Cavagnari, o principal diferencial está associado à tecnologia, já que a graduação busca justamente formar profissionais que entendam de negócios financeiros e “olha para o mundo percebendo e entendendo a tecnologia”.

“Hoje, qualquer indivíduo que estiver na área de negócios com inteligência artificial, tecnologia como big data e outras, vai ter que aprender e entender, por exemplo, de programação, de códigos de computadores, para entender do futuro. Esse é o nosso grande diferencial: nós temos disciplinas relacionadas à tecnologia voltada aos negócios do futuro”, salienta.

O docente conta que o curso surge na transição das empresas para o digital, em que tudo pode ser acessado na palma da mão por meio de smartphones. De acordo com Cavagnari, os novos negócios já surgem com a aplicação da tecnologia blockchain para melhorar a qualidade de segurança de diversos procedimentos de finanças. Por isso, a formação é voltada só para a gestão financeira digital.

“Há uns dez, quinze anos, as pessoas que só tinham acesso a bancos tradicionais. Mais de 70% do país todo não tinha acesso. O banco mais próximo estava muito longe da sua cidade e hoje está no celular, pode fazer todo tipo de operação, como transferir dinheiro de graça em um estalar de dedos”, ressalta.

Cavagnari destaca ainda que os profissionais podem atuar em bancos digitais ou naqueles tradicionais que passam pela digitalização. Mas que, acima de tudo, podem empreender ou inovar nas empresas que já atuam. Inovação é o principal critério.

O coordenador destaca ainda a importância de poder contar setores de apoio disponíveis, como o Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE), e os mais de 700 polos espalhados por todo o Brasil e também no exterior.

“Fico muito feliz porque sei que as pessoas de menor possibilidade, menos alcance, têm acesso a isso. Temos sustentabilidade, temos inclusão e temos tecnologia. Temos uma equipe de produção de material só para a gente. E não é qualquer uma, estão concorrendo com as melhores editoras e estúdios que existem”, finaliza.

O empresário Rodrigo salienta que, embora o curso aconteça todo de forma online, sempre se sentiu próximo do corpo docente e presente na instituição devido aos convites para palestras e eventos, além da comunicação realizada por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

“As aulas ao vivo são sempre muito proveitosas. Podemos tirar nossas dúvidas, conversar com os professores e com o coordenador do curso, que está sempre presente. É uma sensação de acolhimento. São milhares de estudantes, é impossível dar atenção a todos, mas sempre buscamos somos prontamente atendidos. A equipe nos bastidores faz um bom trabalho”, conclui Rodrigo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal


1 thought on “Curso nota máxima, Blockchain, Criptomoedas e Finanças é investimento garantido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *