Uninter de Maringá lança campanha para ajudar animais de rua
Autor: Natália Schultz Jucoski - estagiária de jornalismoSegundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, entre cachorros, gatos, cavalos. Esta é uma atitude que não deveria passar impune, já que abondonar animais é crime previsto na lei nº 9.605/98 ambientada dentro da Lei de Crimes Ambientais.
Para ajudar os animais vítimas em situação de abandono, iniciativas voluntárias são essenciais. O Polo de Apoio Presencial da Uninter em Maringá lançou o projeto “Estenda a mão” justamente com esse propósito: dar assistência para animais necessitados.
A gestora do polo, Diene Eire, explica que a iniciativa surgiu diante da necessidade de dar visibilidade à causa e oferecer ajuda aos animais em situação de rua, abandono e maus tratos. Além do amparo, o projeto tem como principal meta evidenciar a dura realidade desses animaizinhos que, muitas vezes, são negligenciados pela sociedade.
“Estamos com essa campanha de arrecadação, recebemos muitas doações, visitamos várias ONGs e cuidadores independentes. Agora vamos iniciar a doação”, diz Diene. Além de rações para cães, gatos, cavalos e coelhos, outras doações também são aceitas, como materiais de limpeza, cobertores, camas pet e materiais de construção, desde que em bom estado de conservação. Durante toda a campanha, urnas serão disponibilizadas nos postos de coleta na cidade de Maringá para a entrega dos itens. Os locais de coleta são três:
Uninter Polo Maringá – Avenida Advogado Horacio Raccanelo Filho, nº 5475, sala 2
Agropet Leão Dourado, Avenida Nova Aurora, nº 468, sala 1
Boutique do Animal. Avenida Advogado Horacio Raccanelo Filho, nº 5415, sala 2
Além dessas arrecadações, o projeto “Estenda a mão” dá visibilidade aos locais que acolhem os animais de forma independente, ou seja, aqueles lugares que não recebem ajuda de instituições governamentais ou públicas, e que precisam dessa divulgação. Os alunos da Uninter também têm um papel importante na causa, sempre se mostrando disponíveis para atuarem como voluntários, além de produzirem vídeos informativos sobre a importância da castração, vacinação e adoção de forma responsável, etc. As plataformas digitais do polo da Uninter de Maringá estão à disposição para divulgação e conscientização em prol da causa animal.
Para saber mais sobre o projeto “Estenda a mão”, entre nas redes sociais da Uninter Polo Maringá e seja parte da mudança.
Autor: Natália Schultz Jucoski - estagiária de jornalismoEdição: Larissa Drabeski