Seis dicas para perder o medo de falar em público
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de JornalismoEntre os maiores medos dos seres humanos, o temor de falar em público o é primeiro do ranking mundial. Em 2015, o jornal britânico Sunday Times atestou em uma pesquisa que, de 3 mil pessoas entrevistadas, 41% delas tem mais medo de falar em público do que lidar com doenças, problemas financeiros ou até acreditam que a morte seria pior.
Sabendo das dificuldades de se expressar com o público, os alunos do curso de Direito da Uninter receberam em 25 de abril de 2023 a palestra Oratória de Alta Performance, com o professor e mestre em direito Valter Otaviano da Costa Junior, fundador do grupo OTA de desenvolvimento pessoal e advogado da União há 16 anos.
Valter contou aos alunos que ele também já teve diversas dificuldades com oratórias e discursos para o público. O professor e advogado contou que, aos 15 anos, sentia muita dificuldade em se comunicar e fugia das pessoas, reprimindo seu potencial. Em certo comento, ele começou a pensar em como lidar consigo, com um diálogo interno que deve ser sem julgamentos, sem medo e que mira atingir uma coerência para depois lidar com os outros.
O mindset de comunicação, que é a organização de pensamento e de ideias, precisa ser mudado e organizado para ficar mais perto de atingir seu objetivo. Além disso, Valter explicou sobre a maneira de como se portar para se comunicar. “A maneira que você se chega, a maneira que você se apresenta, a sua roupa, tudo isso é uma comunicação. A maneira que você se traja, como você mantém a coluna ereta, comunica totalmente. Então, antes de você abrir a boca, você já está falando”, explica.
Em seis passos, ele mostra como você deve estar e como deve agir para ter uma oratória de alta performance:
- Confiante – Estar confiante, saber o que vai falar, criar um roteiro e seguir seu passo a passo;
- Assertivo – Toda mensagem pode ter três objetivos, que precisam ser definidos: entreter, inspirar ou informar;
- Entusiasmo – Ter uma energia para transmitir sua mensagem, mas tendo também boa pronúncia, convicção das palavras;
- Elegante – Se vestir adequadamente para a situação;
- Inspirador – Contar histórias, trazendo valores e ir adicionando ao contexto desejado;
- Maestro – Perceber pontos de conexão com as pessoas como olhares, sorrisos, acenos ou gestos com a cabeça.
Para que os passos funcionem, o professor apresenta também uma estratégia vencedora, que se baseia também em seis dicas, sendo elas: sempre se desafiar; treinar constantemente; vender ideias com facilidades, trazendo problema e solução juntos; ter uma fala organizada, com meio, início e fim; saber ouvir com atenção os outros; e saber contar histórias.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de JornalismoEdição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Sou ex aluno do curso superior em marketing da Uninter e sou uma pessoa bem introvertida. O curso me ajudou bastante nessa questão, pois afinal, a um profissional de marketing precisa saber comunicar. Valeu Uninter!
E admirável a iniciativa da instituição em oferecer aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação por meio dessa palestra. Investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes é fundamental para prepará-los para os desafios do mercado de trabalho.