Uninter lança curso EAD de licenciatura em Letras – Libras
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismoDiversidade e inclusão são essenciais em uma sociedade. A palavra-chave aqui é a transformação. Não apenas de costumes, mas também, da forma como enxergamos a capacitação profissional. Hoje, é necessário o aperfeiçoamento constante!
A Uninter tem trabalhado para ajudar nesse avanço. O curso de Licenciatura em Letras Libras do centro universitário vem com o objetivo de formar profissionais para o uso e ensino de Libras, antenados aos valores éticos das comunidades surdas e atrelados às demandas do mercado de trabalho.
Durante o curso, o aluno terá como base de metodologia o Ensino, Arte e Tecnologia, além de aprender sobre as necessidades contemporâneas da comunidade surda, em especial nesse período após a pandemia. Faz parte da grade o uso de recursos tecnológicos e a comunicação com linguagens artísticas (artes visuais, artes do vídeo e artes do corpo) para o trabalho com ensino e aprendizagem da língua de sinais.
Como funciona o curso?
O Curso de Licenciatura em Letras Libras EAD Uninter objetiva formar professores para atuarem com ensino de Libras como primeira e segunda língua. Ou seja, não é necessário saber Libras para ingressar no curso.
Dentre os objetivos estão: Aprendizagem e uso da Libras; Saberes socioculturais da comunidade surda; Formação dialógica com Literatura, Linguística, Educação e Arte; Conhecimentos técnicos da produção audiovisual em Libras; Preparação para o Ensino de Libras em todas as etapas educacionais.
O aluno estará inserido em uma proposta interdisciplinar, que busca uma formação sólida na relação com a comunidade externa. Oferecendo atividades extensionistas no currículo e atividades interativas com a língua de sinais e a comunidade surda e sinalizante.
O curso se organiza com os campos: Libras, Linguística e Literatura, Educação, Arte, Tecnologia e Cultura. Além disso, conta com professores surdos e ouvintes bilíngues e oferece aulas bilíngues, em Libras e português.
Dessa forma, o processo formativo dos estudantes estará ligado com os saberes acadêmicos das grades comuns e das especificidades da língua de sinais, como os Estudos Linguísticos em Língua de Sinais, Estudos Surdos, Arte Surda e etc.
Concluí o curso, e agora?
O profissional que conclui o curso poderá trabalhar no ensino de Libras como primeira e segunda língua. Podendo atuar em escolas públicas e privadas nos anos iniciais, ensino fundamental e médio. Também, nas modalidades EJA , educação bilíngue, AEE (Atendimento Educacional Especializado) e educação especial. Além de em cursos livres, empresariais e ONGs.
Existe também a possibilidade de trabalhar com produção de material didático bilíngue para surdos. Área ligada às universidades, secretarias de educação, centros de atendimentos aos surdos, empresas de produção de materiais bilíngues para surdos e editoras.
O profissional estará preparado para atuar com diferentes mídias e linguagens, como por exemplo, no teatro e outras performances.
O mercado de trabalho para este profissional é vasto. Hoje, está em discussão em vários estados brasileiros a aprovação da disciplina de Libras como obrigatória nos currículos escolares. Milhares de novas vagas de trabalho serão criadas e será um símbolo de avanço na inclusão. No entanto, é preocupante, afinal, ainda há poucos profissionais capacitados para atender essa demanda do mercado.
Assim, fica ainda mais evidente a necessidade de atualização em todos os setores do mercado, além de tornar a sociedade cada vez mais inclusiva e acessível para todos. Seja você um profissional atuante na educação bilíngue e educação de surdos, projete um futuro de novas paisagens linguísticas.
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Que maravilha, sempre tive o sonho de fazer esta segunda graduação como aluna egressa Uninter. Finalmente a hora chegou.