Evento da Uninter promove cuidado com a saúde em São José dos Campos
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoO Superpolo da Uninter em São José dos Campos (SP), em parceria com a Escola Superior de Saúde Única, promove um evento com ações de saúde para a comunidade local. A ação teve início no último dia 16 e segue nos dias 22 e 23 de julho, das 13h às 19h.
Realizado no Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos, o evento é uma iniciativa de professores dos cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética , Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia, que se reuniram e desenvolveram palestras e atividades para conscientizar a população sobre o cuidado com a saúde.
“Nós fazemos parcerias com alguns shoppings e empresas em que a gente possa levar esse serviço de saúde de forma totalmente gratuita para a comunidade”, conta a coordenadora comercial do polo, Andréia Carvalho, que também é responsável pela organização do evento.
No primeiro dia (16), o evento apresentou o circuito “Radiologia e Enfermagem: Conhecendo o corpo humano” e ofereceu orientações sobre o câncer de mama. Segundo a organização, foram realizados 210 testes de glicemia e aferição de pressão arterial, 13 atendimentos de estética facial, 45 atendimentos de massagem relaxante e 91 avaliações físicas, além de mais de 200 livros doados.
“Acredito que é uma forma de mostrar uma das áreas de atuação do fisioterapeuta, utilizando uma técnica de massagem que pode despertar o interesse tanto na procura pelo curso quanto para divulgar o trabalho do fisioterapeuta, o que gera um maior conhecimento da população”, relata Daniel Érico Rodrigues, professor do curso de Fisioterapia e responsável pelas atividades de massagem.
No segundo dia de evento (22), será realizada uma atividade de educação nutricional, assim como atendimentos para avaliar o índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura, bioimpedância (exame de avaliação da composição corporal) e avaliação física.
Em seu encerramento (23), o evento disponibilizará nova oportunidade de a comunidade aproveitar o circuito “Radiologia e Enfermagem: Conhecendo o corpo humano” e o atendimento realizado por alunos e professores da instituição.
“Por meio desse tipo de evento, o polo pode contribuir com a comunidade local, trazendo qualidade de vida e orientações de saúde que são de extrema importância”, conclui Andréia.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski