Ações para um trânsito seguro e inclusivo
Autor: Izadora Alves - Estagiária de JornalismoA busca pela segurança no trânsito é de interesse de todos. Os cidadãos que estão inseridos num determinado espaço conseguem analisar com facilidade as dificuldades e emergências urbanas que reduzem a mobilidade de determinados grupos, e esses precisam de participação pública e gestão de qualidade.
Segundo o vereador de Curitiba Marcos Vieira (PDT), é preciso estarmos atentos para a promoção de acessibilidade e um ambiente tranquilo e seguro. Rotas Acessíveis é um projeto de lei em conjunto com o Fórum de Inclusão de Pessoas com Deficiência que, em sua ação, promete um mapeamento de áreas para uma mobilidade segura e conscientização no trânsito.
Já o projeto de lei Rua para Todos vem inspirado de ações externas e com foco em dar mais vida para a sociedade, incentivando o uso da cidade para realizar atividades de lazer, utilizando e transformando as ruas em uma área mais humana e saudável com uso do meio ambiente. A proposta inclui que esta ação seja sempre aos domingos e num horário específico.
“Hoje, além de pensar em mobilidade, nós temos que pensar numa cidade de inclusão e direitos assegurados”, afirma o vereador. Diante do cenário em que vivemos hoje, entendemos que a educação precisa ser trabalhada de forma constante. Ainda sobre a educação, o parlamentar complementa que “nem todo cidadão está aberto a ser educado no trânsito. E nós temos regulamentação e legislação para isso. Se todos respeitassem, teríamos uma realidade bem diferente”.
Segundo o anuário de 2021 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre as vítimas de acidentes e ferimentos, 5.381 pessoas perderam a vida somente em rodovias federais, sendo um número considerado maior do que o divulgado em relação a 2020. Ainda relacionado à divulgação da PRF, tivemos um número expressivo, sendo 1.585 vidas perdidas somente em colisões frontais.
“A cidade tem que ser feita para as pessoas que circulam, que fazem com que a cidade esteja viva todos os dias”, afirma o coordenador do curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter, Gerson Luiz Buczenko.
A advogada da prefeitura de Curitiba Luiza Simonelli compartilha sua satisfação com a temática. “Agradeço sempre o debate que a Uninter traz, que vai além dos limites do papel, compartilha e conscientiza os alunos sobre mobilidade segura e inclusão, com políticas públicas que se efetivam dentro do orçamento público”, diz.
O debate também contou com a apresentação do tutor do curso de Gestão em Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdilson Aparecido Lopes, que atua no Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), participando de pesquisas para redução dos índices de acidentes no país.
O programa Trânsito e Mobilidade foi exibido em 10 de junho de 2022 na Rádio Uninter e segue disponível neste link.
Autor: Izadora Alves - Estagiária de JornalismoEdição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Stan/Pexels e reprodução YouTube