Concurso nacional de poesia realiza cerimônia de premiação em Curitiba
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação AcadêmicaO 1º Concurso de Poesia da Faculdade de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná), realizado por estudantes dos cursos Jornalismo e Relações Internacionais da Uninter e de Direito da UFPR e da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), teve sua cerimônia oficial de premiação em 28.abr.22. O evento presencial, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, reuniu parte dos autores vencedores e mencionados com honra no resultado do certame.
A iniciativa abriu espaço para que alunos de cursos superiores de todo o país abordassem a temática de direitos humanos em rimas e versos. Tanto escritores novatos quanto veteranos puderam participar com diferentes estruturas poéticas, como haikai, trova, soneto e poema concretista.
A cerimônia registrou 55 pessoas durante a apresentação de piano e 26 na entrega dos certificados. A ocasião também contou com uma palestra do frei curitibano Alairton Castro de Lara, da província brasileira da Ordem dos Servos de Maria. O frade é um expoente na defesa dos direitos humanos, especialmente de imigrantes e refugiados, tendo abrigado pessoas em vulnerabilidade por mais de uma década no Recanto Franciscano, na capital paranaense.
“É uma atividade intensa, mas ver tudo ter êxito compensou”, declara o organizador do concurso e discente de Relações Internacionais da Uninter e de Direito da UFPR, José Almir da Luz Junior. “Eles [participantes] ficaram muito felizes com o concurso.”
O primeiro colocado da categoria nacional, Matheus Presotto e Silva, deslocou-se de Jundiaí (SP) para Curitiba (PR) a fim de receber o certificado em mãos. “Foi excelente, em especial por ser minha primeira premiação. Foi muito especial estar lá para receber o prêmio e prestigiar a cerimônia”, comenta o advogado e pesquisador da área de direitos humanos.
“Vivemos em um país em que a cultura e as artes sofrem um sistemático ataque, tanto direto quanto indireto, pela ausência de investimentos em educação e cultura. Então, ver esse resultado brilhante nos dá força e esperança para seguir produzindo, pois há um público resistente e sedento por arte de qualidade”, complementa o autor de Dir-te-ei, humano.
O desabafo encontra eco nas palavras do participante regional Luiz Paulo Ricofica, estudante de Direito da UFPR. Segundo ele, encontrou-se “exilado” na poesia devido às desilusões políticas e sociais do Brasil, encontrando no concurso um meio de expressar seus sentimentos. “Só me restou como amparo e por consequência a poesia”, relata o autor, que teve três sonetos selecionados na compilação oficial do concurso: Ignorância, Oferenda e Desenraizamento.
Publicação em e-book
Os trabalhos vencedores e honrosamente mencionados das categorias nacional e regional foram reunidos no volume digital Antologia do 1º Concurso de Poesia da Faculdade de Direito da UFPR, disponível na Amazon. Na plataforma, a publicação chegou a ocupar durante quatro dias o primeiro lugar na categoria poesia das obras gratuitas mais baixadas e esteve entre as 300 mais lidas de modo geral.
Além dos trabalhos destacados, a antologia reúne os sonetos de Almir, Luiz Paulo e de quatro poetas homenageadas: Roza de Oliveira (ex-presidente da Academia Paranaense de Poesia), Daria Farion, Andrea Motta Paredes (presidente da União Brasileira de Trovadores Nacional e da seção Curitiba, jurada da premiação e autora do prefácio da compilação) e Isabel Furini. O livro digital pode ser adquirido neste link. Confira abaixo a classificação completa do concurso.
Classificação nacional
1º lugar – Matheus Presotto e Silva – curso de Teologia da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.
Poesia: Dir-te-ei, Humano
2º lugar – Francisco Miorando Castanho – curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus Erechim).
Poesia: Aos clamores do meu nome
3º lugar – Gabriela Lages Veloso – curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Poesia: Liberdade
Menções honrosas
José Maria Mendes – curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará
Poesia: (o autor submeteu o poema sem título)
Rafaela Oliveira Haygertt – curso de Filosofia da UERGS.
Poesia: Mil terras
Jonald Nascimento Melo – curso de Direito da Universidade Tiradentes
Poesia: Brasil em prantos
Classificação regional
1º lugar – Gabriela Wilxenski Rodrigues – curso de Direito UFPR
Poesia: O que cabe em uma caixa
2º lugar – Gustavo Ferreira de Souza Dutra – curso de Direito UFPR
Poesia: Artigos de luto
3º lugar – Tatiany Ribas – curso de Terapia Ocupacional UFPR
Poesia: (a autora submeteu o poema sem título)
4º lugar – Leonardo José Zanotti – curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas UFPR
Poesia: O direito de colorir uma vida sem cor
Menções honrosas
Anderson Mateus dos Santos – curso de Psicologia da PUC-PR
Poesia: Grito brasileiro
Robert Thadeus Tomal – curso de Direito UFPR
Poesia: Fria capoeira
Gianluca Nicochelli – curso de Direito UFPR
Poesia: Poesia anti-corpos
Juliana Tiemi David – curso de Engenharia Mecânica UFPR.
Poesia: O Rio e o Vilarejo
Marina Jenisch – curso de Direito UFPR
Poesia: Delírios Humanos
João Otávio de Oliveira Nogueira – curso de Linguagem e Comunicação UFPR Litoral
Poesia: (o autor submeteu o poema sem título)
Felipe Oliveira Fernandes de Souza – curso de Medicina UFPR
Poesia: A bandeira que a bandeira levantaria
Ody Dmitri Churkin – curso de Pedagogia Uninter
Poesia: Esperança onde andas?
Thiago Rodrigues da Silva – curso de Direito UFPR
Poesia: Diálogo do Mundo das Sombras
Lucas de Araújo Vieira – curso de Direito UFPR
Poesia: Humano, Demasiado Desumano
Renan Fernando de França – curso de Letras UFPR
Poesia: “Seculismo XXI – Década de 20”
Todas as informações do evento e de sua premiação podem ser conferidas na página oficial do concurso no Instagram.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação AcadêmicaEdição: Larissa Drabeski
Parabéns pela cobertura. Muito honrado em fazer parte deste grupo de notáveis poetas e poetisas, feliz em deixar um pequeno legado para o curso de Pedagogia da UNINTER. Grato aos organizadores pela oportunidade.