Gestão democrática de recursos hídricos é abordada na Supermaratona “Terra – Planeta Água”
Autor: Waliston Alves - Estagiário de JornalismoPolíticas Públicas de Recursos Hídricos no Brasil foi um dos temas abordados pelos docentes Ricieri Garbelini e Charline Costa na manhã do último sábado, 19 de março, na Supermaratona Uninter: Terra – Planeta Água, realizada de forma virtual.
Com baixos níveis de água nas reservas e diante da pior seca dos últimos 91 anos, segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o assunto faz-se urgente e requer gestão pública eficiente e participativa. De acordo com o professor Ricieri Garbelini, é necessário que tenhamos políticas públicas capazes de garantir a “eficiência, principalmente, da qualidade de prestação e manutenção do nosso saneamento básico”.
Criada no ano 2000, a Agência Nacional das Águas (ANA) é “responsável na esfera federal, por implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos, por regular o uso de recursos hídricos, pela prestação dos serviços públicos de irrigação e adução de água bruta, pela segurança de barragens e pela instituição de normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico”.
Segundo o professor Ricieri, não é suficiente contar unicamente com “a ANA e uma série de ideias” se a sociedade não se mobilizar no que diz respeito à participação ativa através da fiscalização. É necessário sobretudo, “sugerir, criticar, debater. O que a gente plantar agora é o que a gente vai colher lá em 2040”. Para tal efeito, é necessário que os gestores municipais entendam sobre o funcionamento dos regulamentos para que possam aplicá-los em seus municípios. “Quanto mais a sociedade estiver participando, melhores resultados a gente vai colher lá na frente”, declara.
“A gente sempre fala sobre a importância da base. Acho que tem que começar desde já, porque lá em 2040 a gente precisa ter essa conscientização”, comenta a professora Charline, que também participou do debate, ressaltando a importância da educação ambiental.
A Supermaratona da Uninter proporcionou, ao longo de 24 horas seguidas, o total de 28 lives que estão disponíveis no canal de Youtube da instituição, abordando diversas temáticas correlacionadas com saúde, governança, agricultura, combate à fome e abastecimento.
Autor: Waliston Alves - Estagiário de JornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Imagens: Pexels e reprodução do Youtube