Mudança comportamental, nudges e inteligência artificial são temas de webinar
Você já recebeu um nudge hoje? Provavelmente, sim.
Um nudge é uma espécie de empurrãozinho sutil que pode ajudar o indivíduo a tomar a melhor decisão, ao tornar a escolha preferencial mais atraente. Ele é capaz de alterar o comportamento das pessoas sem proibir ações. Sabe aquelas mensagens de texto lembrando que há oportunidades de estudos para um determinado teste? Nudge. Sugestões de filmes, livros e artigos que aparecem só pra você? Nudge.
A teoria desenvolvida pelo renomado economista comportamental Richard Thaler em 2008, que lhe garantiu o Prêmio Nobel em 2017, logo ganhou seguidores nos campos da política, economia e desenvolvimento. Na educação, não poderia ser diferente, e este é o tema da próxima edição do Talking Business.
Nesta quinta-feira, 18 de novembro (15 horas/BR; 1pm/EST), o webinar promovido mensalmente pelo Global Hub em parceria com a escola superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) e escola Politécnica (ESPU) da Uninter, vai falar sobre Mudança Comportamental, Nudges e Inteligência Artificial.
Para responder perguntas como “O que é um nudge e como pode impactar sua formação e seu bolso?”, e mostrar como os nudges são importantes na educação, o Talking Business reuniu um time de profissionais especialistas no assunto:
- a professora de Educação e Relações Internacionais Susanna Loeb, diretora do Instituto Annenberg da Universidade de Brown;
- o professor Guilherme Lichand, cofundador e presidente do conselho da Movva, empresa que impulsiona nudgebots para melhorar os resultados de aprendizagem entre alunos de baixa renda na América Latina e na África Subsaariana;
- o professor Jeferson Ferro da Uninter.
A mediação do webinar fica por conta do vice-presidente do Uninter Global Hub Jason Dyett.
Susanna Loeb estuda o uso de nudges como intervenção de baixo custo para ajudar na educação e saúde das crianças. “Há tantas desigualdades já existentes quando eles entram na pré-escola. Estudamos o uso de mensagens de texto a seus pais e cuidadores para criar um ambiente de apoio ao desenvolvimento socioemocional. Usar os nudges com sucesso requer pensar muito na sua frequência e no seu conteúdo. Se não, pode haver um excesso de informação que leva à desistência”, explica.
Os nudges podem ajudar na educação superior também. Segundo Guilherme Lichand, as mensagens customizadas enviadas duas vezes por semana pelo EduQ+ podem aumentar o tempo de estudo em até 20%. “O sucesso requer foco no comportamento individual e no uso adequado da inteligência artificial e em novas tecnologias”, ressalta o co-fundador da Movva.
Jeferson Ferro acredita que a sobrecarga de informações se tornou um dos grandes problemas da atualidade, com impactos diretos sobre os processos de ensino e aprendizagem. Por isso, mais do que nunca, estudantes precisam de orientação sobre os melhores caminhos e estratégias para encontrar as informações relevantes e assim alcançar seus objetivos. “Neste sentido, os nudges podem se destacar como ferramentas úteis para evitar o desperdício de atenção, um recurso que nos parece cada dia mais escasso”, alerta o professor da Uninter.
No Brasil, estudantes que concluem o ensino superior ganham entre 120% e 140% a mais do que os que não concluem, revela estudo recente do Insper. Mas, infelizmente, as taxas de evasão atuais estão entre 40% e 90% em diversas áreas — como direito, engenharia e matemática. Segundo o vice-presidente do Uninter Global Hub, Jason Dyett, “intervenções pequenas e estratégicas destinadas a ajudar o aluno a avançar em sua aprendizagem podem trazer excelentes resultados em grande escala”.
O poder dos nudges foi comprovado em um experimento realizado pela Universidade Cornell em 2013, que demonstrou que o consumo de maçãs nas escolas secundárias pode aumentar em 71% se a cafeteria oferecer maçãs pré-fatiadas em vez de inteiras. Bastou as escolas disponibilizarem a fruta já cortada, para que essa se tornasse a opção mais atraente.
Ajudar as pessoas a tomar a melhor decisão sem restringir sua liberdade de escolha é uma ferramenta poderosa e positiva. O uso da tecnologia e dados para sugerir uma personalização de estímulos é inevitável neste processo. Tudo isso será discutido no próximo Talking Business, que irá demonstrar ainda como os nudges podem ter um impacto excepcional na educação e no bolso!
Serviço
Evento: Talking Business – Webinar ao vivo e interativo
Tema: Mudança comportamental, nudges e inteligência artificial
Convidados: Jeferson Ferro, Susanna Loeb, Guilherme Lichand
Mediador: Jason Dyett
Quando: 18 de novembro, às 15h (BR) e 1pm (EST)
Onde: YouTube Uninter Brasil, Global Hub – Inscrições AQUI
Conheça os participantes
Susanna Loeb – Professora e diretora do Instituto Annenberg da Universidade de Brown e professora de Educação e Relações Internacionais.
A pesquisa de Susanna se concentra na política educacional e seu papel na melhoria das oportunidades educacionais para os alunos. Seu trabalho aborda questões de escolhas de carreira de educador e desenvolvimento profissional, de finanças e governança escolar, e de sistemas para a primeira infância. Ela é a fundadora e diretora executiva do National Student Support Accelerator, uma iniciativa em Brown que ajuda a transformar a pesquisa sobre tutoria em ação. Antes de se mudar para a Brown, Susanna foi professora titular de educação na Universidade de Stanford. Lá, atuou como diretora fundadora do Center for Education Policy (CEPA) e codiretora de Análise de Políticas de Educação para California (PACE). Susanna liderou, ainda, a pesquisa de ambos os projetos “Getting Down to Facts” (Chegando aos Fatos) para escolas da Califórnia. Ela é membro da Academia Nacional de Educação dos EUA e membro da Associação de Educação Norte-Americana (American Education Research Association). Em 2020, foi eleita para a Academia Americana de Artes e Ciências. Possui um PhD em Economia e um MPP em Políticas Públicas pela Universidade de Michigan; sua graduação em Ciência Política e em Engenharia Civil foi pela Universidade de Stanford.
Guilherme Lichand – Professor e cofundador e presidente do conselho da Movva, professor assistente de Economia do Bem-estar e Desenvolvimento Infantil na Universidade de Zurique (UZH) e presidente do Centro de Bem-estar e Desenvolvimento Infantil do UZH.
A Movva é uma empresa que impulsiona o nudgebots para melhorar os resultados de aprendizagem entre alunos de baixa renda na América Latina e na África Subsaariana. A pesquisa de Guilherme concentra-se principalmente em por que, nos países em desenvolvimento, os pais muitas vezes deixam de investir (e às vezes até mesmo destroem) o capital humano dos filhos. Ele é PhD em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard. Guilherme foi reconhecido pela Fundação Schwab e pela Folha de São Paulo como empreendedor social do ano no Brasil (legado pós-Covid), em 2020, e pela MIT Technology Review como o maior inovador social do Brasil entre empreendedores com menos de 35 anos, em 2014. Ele também é um especialista em inovação social na Rede de Especialistas do Fórum Econômico Mundial.
Jeferson Ferro – Professor na Uninter.
Jeferson Ferro é professor da Uninter com 20 anos de experiência na interseção de ensino, desenvolvimento de conteúdo e gestão e crescimento de negócios. Desde 2001, ministrou diversos cursos na Uninter com foco em metodologias de ensino de idiomas, comunicação e educação à distância. Jeferson foi diretor de duas escolas de idiomas (Youtalk Idiomas e Words Inglês e Espanhol) por 15 anos. Nesse período, ganhou experiência prática na gestão de várias filiais, mais de mil alunos e em treinamentos para clientes corporativos como Exxon Mobile, Lactec e Positivo Informática. Jeferson é graduado e mestre em Inglês e Literatura pela Universidade Federal do Paraná. Em 2020, obteve seu PhD em Comunicação e Estudos de Mídia na Universidade Tuiuti.
Jason Dyett (apresentação e moderação) – VP, Uninter Global Hub
Jason Dyett é vice-presidente e cofundador do Uninter Global Hub. Baseado em Boston, foi diretor administrativo da Advanced Leadership Initiative (ALI) da Universidade Harvard (2016-2019). Liderou a equipe de ALI na expansão de um programa inovador para executivos sêniores do setor privado com novo foco em impacto social. De 2006 a 2016, foi diretor executivo fundador do escritório da Universidade de Harvard em São Paulo. No início de sua carreira, Jason conduziu pesquisas de melhores práticas sobre segurança da informação para empresas Fortune 1000 e trabalhou em desenvolvimento de negócios para startups internacionais de tecnologia. Possui MBA pela Booth School of Business da Universidade de Chicago e bacharelado com distinção pela Universidade de Vermont.
Sobre a Uninter
O Grupo Uninter está entre os maiores grupos do segmento educacional e é uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil estudantes ativos. Fora do Brasil, o Centro Universitário Internacional Uninter oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação EAD para brasileiros, com polos de apoio presencial localizados em Atlanta, Boston, Fort Lauderdale, Houston, Miami, Newark, Orlando, Salt Lake City, Washington-DC e New York, nos Estados Unidos; em Lisboa, Portugal; em Londres, Inglaterra; e em Nagoya e Toyohashi, Japão.
1-833-602-1255 | uninteramericas.com
Sobre o Uninter Global Hub
Fundado em 2020, o Uninter Global Hub fornece o conteúdo, contexto, conexões e recursos para capacitar e inspirar alunos com mentalidade global. O objetivo é facilitar o aprendizado e a pesquisa internacionais, adotando experiências estrangeiras, fomentando a comunicação e novas formas de pensar voltadas para desafios e oportunidades globais. O Global Hub coordena um programa de Alunos Embaixadores que inclui alunos talentosos de toda a Uninter, produz um boletim informativo mensal gratuito com foco em conteúdo internacional, organiza eventos especiais que são abertos aos alunos da Uninter e ao público em geral e fornece aconselhamento e suporte sobre conteúdo global e perspectivas de parceria para professores e profissionais da Uninter. globalhub.uninter.com