Com planejamento, polo de Paranavaí retoma aulas de campo de Educação Física ainda na pandemia
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de JornalismoMesmo durante uma severa e inesperada pandemia, as aulas de campo do curso de Educação Física da Uninter no polo de Paranavaí (PR) não pararam por muito tempo. Lucas Augusto, orientador educacional do curso, seguiu à risca todos os protocolos para que os alunos pudessem retornar às aulas práticas presenciais o quanto antes.
“Como orientador e seguindo as restrições, me propus a oferecer o melhor para os alunos, realizando as práticas a fim de contribuir em suas formações acadêmicas, proporcionando a vivência e experiência da parte de campo”, afirma Lucas.
Mudanças
Até então, toda orientação aos alunos de Educação Física era feita de forma presencial, com reuniões agendadas previamente, quando era exposta toda a logística da aula de campo, entre a parte docente (orientador) e a parte discente (alunos). Com a pandemia, todos se viram diante de uma nova situação, com tudo diferente.
Lucas, então, seguiu as orientações repassadas pela instituição aos professores no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). “Inicialmente, os passos eram os mesmos, porém em um formato novo. Através da ferramenta online, eu explicava as orientações da aula prática e todo o seu funcionamento”, ressalta.
Para realizar as aulas era necessário solicitar à Vigilância Sanitária a liberação, pois toda prática necessitava de locais para as atividades físicas. “Fui até eles e elaborei um protocolo explicando toda a situação e a importância de os alunos passarem por esse processo, seguindo calendário acadêmico. Garantimos que, mesmo diante pandemia, os protocolos iriam ser seguidos, com medidor de febre, álcool em gel e distanciamento entre os alunos”, explica o orientador.
A primeira aula de campo ocorreu no dia 29 de agosto, com as disciplinas de lutas e ginástica. A partir desse momento, seguindo todos os protocolos, Lucas conseguiu realizar diversas atividades, de acordo com cada etapa do calendário acadêmico. Estavam incluídas atividades aquáticas e socorros de urgência, jogos e brincadeiras, educação física adaptada, entre outras.
“Desde o ano passado, procurei seguir as orientações da coordenação, realizando e oferecendo aos alunos do nosso polo o que há de melhor na formação, proporcionando prática e conhecimento para que se tornem excelentes profissionais”, salienta Lucas. As próximas aulas de campo serão direcionadas ao atletismo.
“Como Orientador, todo esse processo foi um desafio. Seja profissionalmente, por enfrentar algo sem termos certeza de nada, assim como entender todo o processo de mudança, visando garantir e manter a mesma qualidade diante os protocolos de segurança. Mas, com todo suporte, bastou seguir e entender os detalhes com as devidas orientações da coordenação para ministrar o melhor para os alunos”, conclui Lucas.
“A cada módulo e a cada aula prática, comprovamos que é possível trabalhar com excelência em prol da formação de profissionais qualificados. É um trabalho em equipe, do professor Lucas, da equipe do polo como um todo, desde a secretaria, organização, até o pedagógico”, salienta o gestor do polo de Paranavaí, Daniel Lucio Ferrarese. “São pessoas e fatores que fazem a diferença na ponta, que é a formação de excelência. Sou grato pela equipe e pelos alunos, que ao longo dos anos se tornam amigos da casa”.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Paranavaí