Tradição indígena Xapecó é tema de conversa em Xanxerê
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de JornalismoLocalizada nos municípios de Ipuaçu e Entre Rios (SC), a Terra Indígena Xapecó (foto) é a maior reserva indígena do Sul do Brasil, formada por cerca de 16 mil hectares de terra. Lá vivem mais de 7 mil indígenas, das procedências Guarani, Kaingang e Xokleng.
Por iniciativa de seus coordenadores, o polo da Uninter de Xanxerê (SC) promoveu em 02.set.2021 o evento “Roda de Conversa”, com o tema Herança Cultural – A gastronomia na Terra Xapecó.
O evento, que contou com a presença de alunos de diversos cursos, teve por objetivo ensinar sobre pratos tradicionais e como funciona a alimentação, de modo coletivo, para as famílias mais carentes que residem na reserva. Os acadêmicos aproveitaram a oportunidade para perguntar sobre diversos aspectos da cultura indígena.
A preservação e divulgação da gastronomia do povo indígena é o foco de um grupo de apoio que atua dentro da reserva. Matilde Koito, mais conhecida como Dona Matilde, é quem coordena o grupo. Ela esteve presente no evento como representante da comunidade indígena de Xapecó. “Muito da cultura já se perdeu, infelizmente, mas há um grande esforço daqueles que permanecem em manter vivas as tradições dos antepassados”.
O evento aconteceu no polo de Xanxerê e o ingresso foi a doação de alimentos não perecíveis. Ao total, foram arrecadados 22 kg que serão destinos ao projeto coordenado por Dona Matilde.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Portal de Turismo de Ipuaçu e arquivo PAP Xanxerê