Professora da Uninter toma posse no Conselho Municipal de Educação
A professora Gisele Cordeiro tomou posse no último dia 2 de setembro como conselheira titular do Conselho Municipal de Educação (CME) de Curitiba (PR). Ela é é coordenadora da área de Educação da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter. Gisele cumprirá a função pelos próximos três anos, representando o segmento do ensino superior.
“É com grande honra que fui reconduzida a esta função tão importante. Representar as instituições de ensino superior que formam professores e ter a oportunidade de participar das discussões efetivadas no Conselho é algo muito significativo para a educação municipal”, diz Gisele.
A professora salienta ainda que, além do compromisso com um ensino de qualidade na própria instituição em que atua há mais de 20 anos, tem um compromisso social com uma educação de qualidade para o sistema de ensino do município de Curitiba.
A diretora da ESE, Dinamara Machado, diz que a indicação de Gisele se dá pelo seu compromisso com a educação, pois zela pela igualdade e equidade, além de reconhecer as políticas de formação de professores.
“O espaço de atuação no conselho municipal garante uma aproximação imprescindível do público-alvo dos cursos da área em que atua. Ou seja, uma contribuição para o município de Curitiba, mas que se revela em ações nos cursos de licenciatura de todo o Brasil”, enfatiza Dinamara.
O que é o CME
O CME foi criado pela Lei n.º 6.763, de 22 de novembro de 1985, alterada pela Lei n.º12.081, de 19 de dezembro de 2006. É um órgão de caráter permanente e autônomo, com funções normativa, deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e de controle social, de forma a assegurar a participação da sociedade na gestão da educação municipal.
O CME integra o Sistema Municipal de Ensino (SISMEN), assim como a Secretaria Municipal da Educação, as instituições de educação infantil e de ensino fundamental mantidas pelo poder público municipal, as instituições municipais especializadas de atendimento e apoio ao processo educacional e as instituições educacionais mantidas pela iniciativa privada.
Desta forma o CME tem como objetivo principal assegurar aos grupos representativos da comunidade o direito de participar da definição das diretrizes da educação no âmbito do município, contribuindo para elevar a qualidade dos serviços educacionais.
No desempenho de suas atividades, o CME atua em plenário e é organizado em duas câmaras: de educação infantil e de ensino fundamental. Dividido nas câmaras, o CME tem várias representatividades, como por exemplo o segmento das instituições de ensino superior formadoras de profissionais para o magistério.