Ioga proporciona bem-estar e qualidade de vida
Autor: Milena Souza - Estagiária de JornalismoA ioga é uma prática oriental que trabalha a junção de mente, corpo e espírito, cuja integração promove o melhor funcionamento do corpo e da mente. O termo ioga significa “unir”, já que seu objetivo é colocar o praticante em contato consigo mesmo.
Esse foi o assunto do programa Caminho para a Saúde, exibido pela Rádio Uninter no dia 22.jul.2021. A live, intitulada Felicidade, Espiritualidade e Ioga, foi conduzida por Evandro Tosin e Dirceu Krainski, que receberam como convidado especial o instrutor de ioga Eduardo Salgado.
Eduardo começa afirmando que a ioga é uma grande tomada de consciência. “Quando sua mente está no estado presente, isso é ioga”.
Dirceu, que é praticante, conta como essa atividade entrou na sua vida. “Comecei a praticar ioga por conta própria. Com o diagnóstico de Parkinson, vem aquele sentimento de medo, de culpa e a ioga vem tirar esses sentimentos da nossa mente. Essa espiritualidade foi como um instrumento de equilíbrio da mente.”
Para ele, ioga tem uma relação com a meditação, pois nos leva ao estado presente, no aqui e agora, “acessando a consciência e o estado de paz. Não precisa ir longe, está dentro de nós o caminho para nos encontrar”, acrescenta.
Eduardo destaca que essa prática traz muitos benéficos para a saúde e melhora a qualidade de vida. “Ela traz contato com a nossa essência e a gente desenvolve conhecimento sobre nós mesmo. A gente ganha consciência sobre tudo”. Além de fortalecer a parte física, através do corpo podemos adquirir o autoconhecimento, o perdão, diminuir o estresse, melhorar a auto estima e também o sono, explica o instrutor. Quando praticamos ioga mantemos a nossa mente no estado presente, e por isso ela também auxilia no controle da ansiedade.
Eduardo destaca que a busca pela felicidade deve começar dentro de nós, e a ioga é um caminho para esta jornada interior: “A felicidade não está fora, em que sempre queremos mais e mais motivos para ser feliz. Quando encontramos felicidade dentro de nós, ficamos livres e a meditação traz essa consciência.”
Tipos de ioga
Uma prática milenar, a ioga se desenvolveu em diversas vertentes. Dentre os tipos mais conhecidos de ioga estão:
- Hataioga: É um estilo mais clássico, com posturas de maior permanência, que se concentra a maior parte na respiração
- Vinyasaioga: Baseada em movimentos que acompanham o fluxo respiratório
- IYengarioga: Utiliza de instrumentos, como cordas, para realizar a meditação
Para concluir, Eduardo comenta que todos podem praticar, inclusive as crianças. E por isso a ioga oferece um caminho bastante acessível para o autoconhecimento e a felicidade: “Temos que parar de pensar em quem devemos ser e pensar em ser quem conseguimos, com o melhor que temos naquele momento, sem cobranças, isso é felicidade”, salienta.
Autor: Milena Souza - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Yan Krukov/Pexels