Seminário de pesquisa destaca o papel da ciência no Serviço Social
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de JornalismoNovas perspectivas de desenvolvimento da sociedade surgem do trabalho dos cientistas. Na Uninter, o setor de pesquisa apoia diversos trabalhos de iniciação científica coordenados pelos professores, que oferecem aos estudantes oportunidades para aprofundar conhecimentos e trilhar o caminho da ciência.
O VIII Seminário de Pesquisadores Uninter, que ocorreu no último dia 14.mai.2021, abordou o atual cenário da pesquisa nacional e os trabalhos desenvolvidos pelo setor de pesquisa da instituição, além de homenagear os profissionais do Serviço Social pelo dia do assistente social.
O seminário nasceu da necessidade de divulgação interna das pesquisas que vêm sendo realizadas por professores e estudantes da Uninter. Esta edição teve transmissão ao vivo nos canais do Youtube e Facebook do Grupo Uninter.
O evento realizou homenagens a todos os profissionais e alunos que perderam a vida para a Covid-19, e também ao ex-coordenador do curso de Serviço Socia, Dorival da Costa, que faleceu recentemente vítima de um câncer. Houve ainda a divulgação dos vencedores da 3° edição do concurso de resenhas do curso.
Logo na abertura, o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Publicações Acadêmicas, Nelson Castanheira, destacou a importância do trabalho dos pesquisadores que promovem uma visão mais crítica sobre a sociedade e seus problemas. Na iniciação científica, os alunos têm a oportunidade de se aproximar dos temas que mais despertam seu interesse acadêmico, gerando novas ideias, novos questionamentos e novas perspectivas em pesquisa.
Castanheira também homenageou todos os profissionais que atuam como assistentes sociais: “aos que se dedicam a lutar pelos direitos humanos e melhores condições de vida a grupos vulneráveis, parabéns pela grandiosidade de vosso trabalho que é exercido no dia a dia, parabéns pelo seu dia”.
Na Uninter, as mesmas oportunidades que têm os estudantes do presencial são dadas aos da educação a distância (EAD). Diversos grupos de pesquisa contam com alunos das duas modalidades, unindo pessoas das mais distantes regiões do país, mostrando que a distância não é impedimento para as práticas de pesquisa.
A professora Desiré Dominschek, coordenadora do departamento de Pesquisa e Publicações Acadêmicas, destacou seu papel de reforçar cada vez mais as iniciativas da área, dentro e fora da instituição. Desiré lembrou também que os desafios enfrentados pelo assistente social passam pelo caminho da pesquisa na sua busca por soluções: “Criar oportunidade além do estabelecido é um diferencial do pesquisador em formação”, afirma.
Desiré ainda destacou que cabe aos pesquisadores ir além dos horizontes para imaginar um futuro melhor para todos. A pesquisa é o caminho para o desenvolvimento da sociedade brasileira, principalmente nos dias atuais, em que se enfrenta um cenário de negação à ciência e ao direito à vida.
Clique aqui para assistir à transmissão completa do evento.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Freepik