A química está presente no dia a dia de todo mundo. Boa dica para fazer disso a sua profissão
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídiaA química está presente em boa parte da nossa rotina. A roupa quer você veste passou por um processo químico, a água que você bebe, o medicamento, a vacina, o combustível do seu carro ou moto. A transformação química está na maior parte das indústrias e, por consequência, no nosso nosso dia a dia.
Com uma ampla área de atuação o profissional tecnólogo de Processos Químicos pode trabalhar nas áreas de petróleo, petroquímica, farmacêutica, metalúrgica, siderúrgica, álcool, agroindústria, cerâmica, papel e celulose, indústria de alimentos e outros. E, ainda, pode atuar em estações de tratamento de efluentes e centros de pesquisa. Muitas vezes, as indústrias químicas de grande porte estão localizadas em centros urbanos, entretanto a atuação desse profissional pode se dar em cidades menores, como microempresas ou empresas de pequeno porte, além da possibilidade do empreendedorismo.
Esse profissional pode criar e otimizar os processos químicos e físicos em indústrias e fábricas. A professora Ana Carolina Tedeschi Gomes Abrantes, da Escola Politécnica da Uninter, explica qual o objetivo do curso tecnólogo de Processos Químicos: “Esse curso foi pensado para diminuir uma lacuna que existe entre o campo operacional e a engenharia química, podendo com isso tomar ações assertivas no processo com antecedência e com isso prover a otimização dos processos químicos industrias. A maior parte das indústrias químicas trabalham 24 horas por dia, durante o ano e não param, normalmente a engenharia está disponível em horário administrativo, por oito horas. Se você quer crescer na indústria, a maior parte dos cargos na área de supervisão, necessitam desse diploma”, comenta.
O curso de Processos Químicos da Uninter tem duração de dois anos e 8 meses, dividido em 8 unidades temáticas de aprendizagem (UTAs), e a cada ano irá contar com 3 UTA’s. Durante o curso, o aluno terá de realizar atividades pedagógicas online (APOL’s), e também atividades técnicas com o uso de Kits práticos (com Kit disponível no polo e Laboratório Individual Portátil (LIP) – também conhecido como laboratório portátil, simuladores e laboratórios virtuais, e ainda, estudos de casos e exercícios.
O coordenador de Processos Químicos da Uninter, Douglas Soares Agostinho, explica como serão as atividades: “Vocês vão simular processos químicos, você tem lá um processo vai simular entrada e saída, vai mexer no equipamento. Vocês vão receber a partir do segundo ano, um laboratório virtual portátil, ele vai ser seu, vai receber tutoriais dos professores de como fazer os experimentos”, diz.
O laboratório portátil disponibilizado para os alunos é intitulado “Haber-Bosch”. O nome é uma homenagem Fritz Haber (1868-1934) e William Carl Bosch (1874-1940), cientistas alemães que ganharam o prêmio Nobel de Química em 1918 por causa do desenvolvimento da síntese de amônia Haber-Bosch, uma reação entre nitrogênio e hidrogênio, resultando na síntese industrial do amoníaco, o que permitiu a fabricação de fertilizantes de solos e adubos nitrogenados. A inovação foi importante nesse período em que era vivenciado a gripe espanhola e o fim da 1ª Guerra Mundial, queda do PIB Mundial e redução do consumo, e aumento de índices de pobreza nos domicílios.
O laboratório portátil do curso de Processos Químicos da Uninter é composto pelos seguintes itens:
- Copo de béquer 100 ml (4);
- Copo de béquer 500 ml (1);
- Bastão de vidro 10×300 mm (1);
- Espátula com colher 150 mm (1);
- Pipeta Pasteur graduada (3);
- Vidro de relógio 80mm (1);
- Minibalança digital (1);
- Tubo de ensaio de vidro 15x150mm (10);
- Suporte para tubos de ensaio (1);
- Tiras para teste de pH (100);
- Teste para alcalinidade, ferro, mercúrio e dureza da água (um frasco contendo dez pacotes em alumínio, cada pacote possui uma fita indicadora com os quatro parâmetros;
- Teste para cloro total, cloro residual, flúor e pH (um frasco contendo dez pacotes em alumínio, cada pacote possui uma fita indicadora com os quatro parâmetros;
Durante o curso, o aluno irá estudar disciplinas como Fundamentos de Bioquímica, Bioprocessos, Química Orgânica, Matemática Aplicada, Probabilidade e Estatística, Tecnologia dos Materiais e outros. Para saber mais, clique aqui. Também serão liberadas três atividades extensionistas, em que você poderá realizar projetos, trabalhos voluntários, cursos e outros.
Quanto ao perfil do egresso do curso de tecnólogo de Processos Químicos, ele tem como objetivo suprir uma necessidade prática, ou seja, de aplicação técnica no mercado de trabalho. O catálogo nacional de cursos superiores em tecnologia do Ministério da Educação (MEC), define o perfil desejado, competências e habilidades que serão desenvolvidas ao longo do curso:
- Operacionaliza processos na indústria química;
- Otimiza os métodos analíticos presentes no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais;
- Planeja, gerencia e realiza ensaios e análises laboratoriais;
- Interpreta os resultados;
- Detalha e escolhe quais métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade fabril;
- Vistoria, avalia e emite relatórios técnicos.
A aula inaugural do curso tecnólogo de Processos Químicos da Uninter foi realizada com os professores Douglas Soares Agostinho, Ana Carolina Tedeschi Gomes Abrantes e Jessika Alvares Coppi Arruda Gayer, docentes da Escola Politécnica. A transmissão foi ao vivo pelo AVA Univirtus no último dia 18.fev.2021. Para assistir, basta entrar no AVA com seu RU e senha, depois clicar na aba “Ao Vivo” à direita da sua tela, em seguida clicar na aba “Anteriores” no alto da sua tela e correr o cursor do mouse para baixo até encontrar a palestra “Escola Superior Politécnica – Programação dia 18/02 – https://www.uninter.com/extensao/eventos/aula-inaugural-2021/”.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídiaEdição: Mauri König