25 histórias para celebrar os 25 anos da Uninter

Autor: Jeferson Ferro

Em junho de 2021 a Uninter completará 25 anos de existência. Nascida de um sonho do professor Wilson Picler, que criou em Curitiba o Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBPEX) em 1996, em duas décadas e meia de vida a instituição se transformou numa referência em ensino superior no Brasil. Símbolo de excelência em educação a distância, a Uninter hoje oferece formação profissional e acadêmica, do nível técnico ao doutorado, a centenas de milhares de pessoas, de norte a sul do país, e também no exterior, já tendo ultrapassado a marca de 500 mil estudantes formados.

Como parte das comemorações do aniversário da instituição, a Central de Notícias Uninter (CNU) lançou em 2020 o concurso cultural Histórias que Fazem Nossa História, convidando alunos e egressos a compartilharem relatos pessoais de transformação por meio da educação, além de também contarem a história dos polos onde estudaram. Foram mais de 400 inscritos no concurso, que produziram cerca de uma centena de histórias, em texto e vídeo.

Os 25 finalistas terão seus trabalhos publicados numa seção especial do site do Uninter Notícias, a partir da semana que vem. Uma comissão julgadora, formada por professores de todas as escolas da Uninter, vai eleger os três primeiros lugares em cada categoria, que serão premiados com laptops, tablets e celulares.

Manoel Áureo Germano, gestor da CNU e colaborador da Uninter desde a sua fundação, já visitou os polos da educação a distância nas cincos regiões do país. Ele destaca que o papel da CNU é dar visibilidade ao que é feito no cotidiano da instituição, tanto pelos estudantes quanto pelos professores e demais colaboradores. Segundo Germano, o concurso vai “valorizar a trajetória de vida e dedicação aos estudos dos nossos egressos, reconhecendo o papel dos polos, seus gestores e tutores nesta jornada de sucesso”.

As 25 histórias selecionadas estão sendo publicadas aqui.

Confira abaixo os nomes dos 25 finalistas:

Arlindo Figueiredo do Rosário Júnior
Beatriz Vasconcelos Barboza
Bruna Mayara Xavier Neves
Carlos Marques Fernandes
Charlene Aparecida de Lima Faria
Cintia Juliana de Almeida Ferreira
Dienifer Lucas Tech
Emerson Barbosa Afonso
Gabriel Ferraz Alves de Carvalho
Giovanna Talamini
Helena de Fátima de Oliveira
Ivan de Moura Bernard
Jackson de Azevedo Ferreira
José Augusto da Silva
Lorena Melirra da Silva
Luiz Antonio de Oliveira Dantas
Magnos da Silveira Fouchy
Paulo Junior Batista Lauxen
Paulo Pessôa de Andrade Neto
Raniere Andrey Aureliano Gonçalves
Rebeca Paixão dos Santos
Renata Tonetto Angeloni
Thayse Smek Uberna
Valeria Kovayassi Gomes
Vinicius Carvalho de Souza Bronzere

 

Os nomes dos vencedores serão divulgados em junho, mês de aniversário da instituição.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jeferson Ferro
Edição: Mauri König


23 thoughts on “25 histórias para celebrar os 25 anos da Uninter

  1. Uma promoção incrível desta instituição que amo! Muito feliz por ver nosso Polo de Arroio do Tigre, interior do Rio Grande do Sul, recebendo esta visibilidade, este reconhecimento! É muito gratificante estar entre outros alunos que certamente se dedicaram e produziram materiais excelentes, fico feliz de estar aqui! Obrigada!

  2. Muito contente pela classificação, só de estar nessa lista dos 25 primeiros já é uma conquista pra mim! Obrigado!! Representando o Polo de Lajeado-RS :D

  3. Muito feliz mesmo por estar entre os finalistas, e contar a trajetória de sucesso do Polo Resende / RJ, do qual faço parte. Parabéns a todos que participaram!!!

  4. Desejo a instituição de ensino muito sucesso!!!!!Estou passando a fazer parte desse time
    e estou muito animada por perceber que essa instituição valoriza e reconhece seus alunos!!!!
    Com certeza viverei experiências incríveis!!!!!

  5. É muito maravilhoso está fazendo parte dessa faculdade sou feliz por participar do grupo Pólo Teresina/PI e que tem nome amo essa faculdade.

  6. aos 59 anos de idade, após ter criado meus filhos com a Graça de Deus e tê-los formados; uma filha fisioterapeuta e bacharel em direito, e um filho engenheiro eletricista e eu não tendo sequer concluído o ensino fundamental ,resolvi que começaria a escrever a minha história. No ano de 2014 ingressei num curso da EJA e fiz o ensino fundamental, dei prosseguimento nos estudos e também através da EJA concluí o ensino médio, no ano de 2016 prestei o ENEM e não consegui atingir nota. Mas no ano de 2017 novamente prestei o ENEM conseguindo assim média para poder entrar para um curso acadêmico e assim o fiz, aos 63 anos de idade me ingressando na Faculdade Uninter no ano de 2018,onde em 2020 fui obrigado a parar de estudar devido dificuldades no aprendizado e também por motivo de trabalho, mas em 2021 resolvi voltar ,sei que vou ter muita dificuldade devido aos cursos que fiz anteriormente não oferecer uma base sólida de conteúdo mas sei que a Uninter tem grandes profissionais que irão me dar suporte ao longo da minha caminhada por isso conto com vocês para mais essa etapa da minha história. Tenho confiança no meu Deus e também na inteligência que ELE me deu e na minha força de vontade. Muito obrigado á todo o corpo docente desta tão honrada organização de ensino.

  7. Parabéns a nossa faculdade Uninter sou muito grata e feliz por fazer parte dessa História ! E que Deus abençoe sempre ! Que venha muito mais histórias fururas!

  8. Parabéns a todas as equipes que colaboraram ! Obrigada por tudo ! Professores, Tutores , secretaria, polos etc…Que Deus abençoe todos vocês sempre !

  9. Gostaria de agradecer muito todo grupo UNINTER, essa instituição já fez história em minha vida, já é a segunda graduação que conclui com eles, e estou muito feliz por ser finalista desse concurso….

  10. Como faço para participar da historia que faz a nossa historia sou aluno formado pela Uninter em pedagogia e também conclui outras graduações filosofia gestão jurídica e natoriais , geografia e três pós graduação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *