TCC sem sofrimento. Será?

Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Para aqueles estudantes que estão na reta final do curso, juntamente com a ansiedade pelo eminente fechamento de uma etapa tão importante da vida vem o estresse provocado pelo temido TCC – trabalho de conclusão de curso. Mas será que este processo precisa ser tão doloroso?

O curso de Serviço Social da Uninter realizou um debate no dia 9.jun.2020, transmitido pela página do Facebook da sua tutoria, com o tema “Fazer o TCC sem sofrer é possível?”.

Com apresentação dos professores Marcos Klazura e Raquel Barcelos de Araújo, o evento durou cerca de 40 minutos e teve a participação de alunos da Uninter e do público externo, que fizeram perguntas e comentários. O professor Marcos explica que por mais que o TCC aparente ser um processo doloroso do final da graduação, é possível transformá-lo em um momento proveitoso de aprendizado, sem tanto estresse.

Durante o debate, os professores enfatizaram as oportunidades que o aluno tem para exercitar a escrita durante a graduação, desenvolvendo sua capacidade de síntese dos conteúdos aprendidos ao longo da formação.

Raquel falou sobre o papel do estágio, que capacita o aluno para conhecer a realidade da profissão e posteriormente o ajuda também no TCC. O estágio é o momento em que o aluno coloca em prática aquilo que está aprendendo na graduação. Ao longo da formação, dúvidas vão surgindo, e buscar as respostas é oportunidade de adquirir conhecimento e desenvolver maior compreensão sobre um determinado tema, sobre uma determinada área temática que seja de interesse do aluno.

“A partir da nossa realidade no curso de Serviço Social, entramos em uma busca de compreensão, a gente faz perguntas, a gente quer saber os porquês dos fenômenos sociais acontecerem da forma como acontecem”, explica Raquel.

No momento de elaboração do TCC, o aluno se torna um pesquisador, guiado por atividades metodológicas e teóricas. Os professores explicaram durante o debate qual é o passo a passo de um projeto de pesquisa, e como o aluno deve organizar as ideias para desenvolver com sucesso o seu trabalho conclusivo.

Marcos ficou feliz com a participação dos alunos. “Que bom que vocês estão assistindo à live. Vocês podem desenvolver táticas de como construir um conteúdo para elaboração de TCC. Isso é muito importante, a cada leitura que vocês fazem dos nossos livros, que estão nas nossas disciplinas, vocês podem fazer sínteses e guardar os arquivos, isso vai ajudar na elaboração do TCC”, explica.

O professor comentou que participa de muitas bancas de TCC, e que sempre orienta os alunos que os assistentes sociais precisam desenvolver a capacidade de pesquisa não somente para trabalhos acadêmicos, mas também para a vida profissional.

“A pesquisa compõe a nossa grade curricular. Eu sempre digo que os assistentes sociais do futuro são aqueles que são pesquisadores, que conseguem fazer uma boa aproximação da realidade, para que o desempenho profissional seja mais qualificado”, conclui Marcos.

Você pode assistir à apresentação na página Tutoria Serviço Social – Uninter, no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Andrea Piacquadio/Pexels e reprodução


3 thoughts on “TCC sem sofrimento. Será?

  1. Eu acho que não deveria ter a banca de apresentação do tcc ,nesse período de pandemia morre um parente a gente fica com um psicológico todo abalado è preciso apresentar a banca do tcc. Eu sou estudante de licenciatura de pedagogia meu tio morreu e vou ter que apresentar uma banca de tcc por esses dias.

  2. TCC não deveria ser obrigatório, muitas pessoas como eu que tenho problemas psicológicos, deixa de conquistar uma faculdade por conta de não conseguir apresentar o trabalho, e assim desiste antes de começar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *