Aluno de Jornalismo EAD vence concurso nacional e vai produzir reportagem sobre bikes
Autor: Mauri KönigAluno de Jornalismo da Uninter na modalidade a distância, Bruno de Oliveira Rocha, conhecido como Bruno Cidadão, foi um dos 11 contemplados no concurso nacional e receberá R$ 1 mil para produzir uma reportagem sobre acidentes envolvendo ciclistas no município de Unaí (MG). O concurso é promovido pelo Fundo Local Bike Anjo, rede de ciclistas presente em 250 cidades do Brasil e outros cinco países: França, Equador, Estados Unidos, Austrália e Portugal.
A Bike Anjo acredita na bicicleta como ferramenta de transformação social. O fundo analisou 27 projetos de 15 estados brasileiros. Cada projeto poderia custar até 1.483,33. O de Bruno ficou em R$ 1 mil e foi um dos três selecionados no Eixo Inovação – único projeto selecionado no estado de Minas Gerais. A produção da reportagem tem início em fevereiro, com previsão de conclusão até maio deste ano.
Além do valor para subsidiar a execução do projeto, os vencedores contarão com um anjo(a) conselheiro(a) para auxiliar na construção, prestação de contas, relatório do projeto e o que mais eles precisarem.
Bruno explica que submeteu um projeto de escrita de grande reportagem embasada a partir de um levantamento sobre as ocorrências de acidentes (fatais ou não) envolvendo ciclistas no município de Unaí (MG). “O levantamento será feito a partir de fontes oficiais, primeiramente, mas serão levantados também casos junto aos movimentos de ciclistas da cidade”, descreve.
O autor do projeto salienta, ainda, que a ideia após a produção é sensibilizar a Câmara Municipal de Unaí para realizar uma audiência pública para apresentação dos resultados, a qual teria a presença de autoridades e representantes de movimentos de proteção e incentivo ao uso da bicicleta.
O que é o Fundo Local?
“O Fundo Local Bike Anjo combina o acesso à pequenas quantias de recursos financeiros ao fortalecimento das articulações locais por todo o Brasil, visando contribuir para a criação e execução de campanhas, projetos, ações e atividades de grupos ou pessoas que pertençam à rede nossa rede”, descreve o site da ONG.
O fundo é exclusivo para voluntários e voluntárias da rede Bike Anjo. Segundo o site da instituição, 79% fazem parte de uma articulação local, ou seja, atuam em ações e atividades propostas por um núcleo do Bike Anjo em suas cidades. Nesta edição, cerca de 21% dos projetos foram propostos por anjos e anjas que atuam independentemente de núcleos locais.
Veja no link do Fundo Local Bike Anjo todos os projetos selecionados.
Autor: Mauri KönigCréditos do Fotógrafo: Arquivo Bruno Cidadão