Cooperativismo, um caminho para conquistar a casa própria
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de JornalismoVocê sabe o que é cooperativismo habitacional? Trata-se de uma estratégia para ajudar pessoas que pretendem realizar o sonho da casa própria de forma justa e barata, através de associações de moradores que se organizam pelo país afora.
Para apresentar este conceito, o historiador Ivanio Dickmann participou de um debate com alunos e professores do curso de Serviço Social da Uninter, no dia 22.nov.2019, no campus Garcez, em Curitiba (PR). O tema do debate foi “Cooperativismo habitacional como ferramenta de superação do mito da casa própria”.
Além de conversar e tirar dúvidas dos alunos, Ivanio falou sobre sua experiência pessoal como cooperativista. “É de interesse mútuo aprofundar os conhecimentos sobre como funciona uma cooperativa, afim de podermos dialogar sobre como a universidade contribui com estes processos populares”, explica.
Muitas pessoas pensam que as cooperativas têm vínculos com bancos ou concessionárias de crédito. Mas isso não é verdade, pois “as cooperativas são autônomas, contudo, os cooperativistas têm necessidade de crédito para poder produzir suas unidades habitacionais”, diz o historiador. Numa cooperativa, valor final cobrado para construir o imóvel próprio pode ser até 50% abaixo do preço de mercado.
A forma com que Ivanio procede em sua cooperativa é a partir de uma poupança coletiva. “Participamos mensalmente das reuniões onde tomamos decisões sobre o que vamos construir, coletivamente”, explica.
As cooperativas habitacionais se autorregulam, ou seja, quem participa delas deve se envolver com a gestão do negócio, pois para que os planos saiam do papel, os próprios cooperativados precisam tomar as decisões e iniciativas.
Por fim, Ivanio dá dicas para quem deseja participar ou abrir uma cooperativa: “Visite uma já construída e dialogue com os cooperativados. A vida é a melhor escola! Nesse contato, os interessados poderão tirar dúvidas, ver como são os resultados e, depois disso, decidir se esse projeto serve ou não para as suas vidas”, conclui.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo