Uninter em sintonia com o novo Qualis
Autor: Vítor Diniz - Estagiário de JornalismoEducação e pesquisa são duas atividades que andam em sintonia na Uninter. A instituição apoia diversos grupos de pesquisa, em todas as escolas, que envolvem alunos de iniciação científica e professores pesquisadores.
Tão importante quanto pesquisar é divulgar os resultados das pesquisas. Para isso existem as revistas científicas – na Uninter, são 8: Intersaberes, IUS Gentium, Saúde e Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde Quântica, Revista de Comunicação, Organização Sistêmica e Humanidades em Perspectiva.
Todas as revistas científicas brasileiras são classificadas pelo Qualis, um sistema avaliativo de ranqueamento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação, que estabelece a qualidade e o alcance da publicação a partir de uma escala própria para cada área do conhecimento. Recentemente, os critérios de classificação dos periódicos acadêmicos por esse sistema foram alterados.
No dia 25 de setembro ocorreu um encontro de gestores dos periódicos científicos da Uninter, no auditório do campus Divina, em Curitiba (PR). Estiveram presentes os representantes das revistas RUC (Revista Uninter de Comunicação), professor Guilherme Carvalho, Intersaberes, professora Joana Paulin Romanowski, e IUS Gentium, professor Martinho Botelho.
Além de outros representantes do setor de pesquisa, também estiveram presentes o reitor da Uninter, Benhur Gaio, o vice-reitor Jorge Bernardi, o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, Nelson Pereira Castanheira, e o coordenador de extensão acadêmica, professor Celso Giancarlo. O evento teve como objetivo discutir aspectos do novo processo de avaliação do Qualis.
A coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Dominschek, falou sobre a avaliação e o número de leitores das revistas. “O novo Qualis é uma metodologia usada diante dos grupos de várias áreas. É um Qualis unificado. Essa classificação mostra que a revista tem referências, está sendo lida. Nos últimos dois anos houve um aumento significante no número de leitores de nossas revistas”, ressalta Desiré.
O coordenador do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho, destacou a importância das revistas científicas. “As revistas são fundamentais, pois contribuem para fomentar a pesquisa cientifica. Os periódicos são a base da publicidade da ciência. A avaliação do Qualis é um atestado de que o trabalho está sendo bem feito”, conclui.
Autor: Vítor Diniz - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Coordenação de Pesquisas e Publicações Acadêmicas