Trabalho de aluna de Artes Visuais em EAD vira selo comemorativo dos Correios
Autor: Valéria Alves - Estagiária de Jornalismo“Nunca me vi como uma artista, mas como alguém que sempre procurou colocar o amor naquilo que faz”. Essas são as palavras de Áurea Rosimeire Rodrigues, estudante de licenciatura na modalidade a distância em Artes Visuais da Uninter. Não é à toa que Áurea ganhou reconhecimento da Central de Correios de Altônia (PR): seu desenho da Paróquia São Sebastião de Altônia virou selo comemorativo.
Com o tema Ética, estética e ludicidade, a proposta do trabalho era a representação visual de lugares em sua cidade. A paróquia que Áurea retratou é a igreja matriz da região, que completou 50 anos em maio deste ano.
Segundo ela, um dos motivos que contribuiu para que o desenho fosse tão divulgado foi o compartilhamento da imagem no seu Facebook e em grupos de moradores e ex-moradores de Altônia.
“Por causa da comemoração de 50 anos da igreja, os responsáveis pela divulgação estavam procurando uma imagem para o selo. Assim que eles viram minha imagem, eles me contataram, então eu concordei e assinei uma autorização de direitos autorais para a igreja e para os Correios”, explica.
Além de traços e cor, Áurea trouxe para o desenho algo de muito valor: a emoção e as várias lembranças de momentos que ela vivenciou no local. “O trabalho teve um olhar especial desde o tema até a escolha do lugar pelas recordações, não só minhas, mas de todos que moram na cidade”, diz ela.
Com 48 anos de idade, Áurea também é formada em Moda pela Universidade Paranaense (Unipar) e já teve trabalhos em evidência como estilista – função na qual trabalhou por 13 anos – mas esse foi seu primeiro trabalho publicado na área de artes visuais.
“Eu sempre trabalhei com arte, fui criada por uma mãe costureira e extremamente habilidosa com linhas, fios e tecidos, então o fazer e criar sempre fez parte do meu cotidiano”, afirma a estudante.
Apesar disso, o curso de Artes Visuais permitiu que ela conhecesse melhor a arte como forma de expressão de ideias e sentimentos, além da oportunidade de trabalhar em sala de aula. “Eu atuo no ensino médio em tempo integral, então essa experiência como docente tem me ajudado muito nessa fase”.
Autor: Valéria Alves - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal