Mesmerismo, a ciência que trata do nosso magnetismo animal
Autor: Juliane Lima - Estagiária de JornalismoO médico alemão Franz Anton Mesmer (1734-1815) criou, no final do século 18, o conceito de “magnetismo animal”, ou também chamado de “mesmerismo”, que se trata da utilização de hipnose para o tratamento e cura de doenças em seres humanos. A prática antecipou conceitos da doutrina espírita, e alunos do curso de Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Maçonologia da Uninter participaram de uma palestra no dia 18 de junho, proferida por Paulo Henrique de Figueiredo, pesquisador e autor de diversos livros nesta área.
Paulo explicou que quando Mesmer desenvolvia a sua proposta de medicina, após muitos questionamentos de teóricos da época, ele precisou criar uma nova visão da física, pois estava estudando a influência de uma pessoa sobre a outra no desenvolvimento da saúde. Segundo o palestrante, “ele criou uma hipótese de física que é compatível com a física moderna”.
A coordenadora do curso de Ciências da Religião da Uninter, Marli Toretti Rabelo Andrade, explica que a escolha do termo “magnetismo animal” se dá porque nós também somos animais com energia, e que o mesmerismo está ao nosso redor no dia-a-dia. “Nós, seres humanos, possuímos um campo energético e temos que ter a capacidade de cuidar deste campo energético”, fala a professora. Ou seja, esta é uma das funções do mesmerismo, nos ajudar a cuidar deste campo energético.
Marli complementa dizendo que o campo energético é como um imã, podemos atrair e repelir coisas, cabe a nós definir se queremos atrair coisas boas ou ruins. “A espiritualidade faz parte de todos nós”, finaliza a coordenadora.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Olá bom dia, gostaria muito de apreender mesmerismo, pois achei bastante interessante.
Olá Manoel, boa tarde!
Nós do Instituto Arkeos somos referência no assunto. Entre em contato conosco (47) 99226-7263.
Tenho muitas dúvidas
Obrigada por essa clara e objetiva informação
Obrigado
Bom dia,couchões magnéticos e água ionezada são exemplos de mesmerismo?
No alto da minha ignorância sobre o assunto magnetismo, descobri essa coluna através do Acadêmico. Eu de maneira inteiramente involuntária (?)…costumo curar minhas dores com imãs(super imãs), tenho o hábito de massagear meu abdômen (intestinos etc) logo quando acordo, liberando com isso os gazes e fezes. Tenho 84 anos não tomo remédio algum e acredito na força e poder dos magnetos na prevenção de doenças.