Eles guardam e nos emprestam todo o conhecimento do mundo
Você sabia que no dia 12 de março comemora-se o Dia do Bibliotecário em homenagem a Manuel Bastos Tigre, primeiro bibliotecário concursado do Brasil? Engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre nasceu em 1882, no dia 12 de março. Foi também jornalista, poeta, compositor, humorista e publicitário brasileiro, disseminando informação e conhecimento e muito contribuiu para o desenvolvimento cultural e social do Brasil.
Além de ser responsável por organizar, conservar e divulgar acervos de bibliotecas e centros de documentação tem agora novas habilidades e competências, o bibliotecário exerce o papel de gestor da informação, o disseminador, o facilitador de acesso à informação, bem como o papel de curador digital, curador bibliotecário.
O “novo” profissional diretamente ligado à tecnologia da informação, engajado na atual Sociedade da Informação do século XXI, atuará no processo de curadoria digital e no gerenciamento da manutenção, preservação e compartilhamento dos conteúdos dos repositórios institucionais, garantindo qualidade, integridade, confiabilidade e acessibilidade ao conhecimento científico, sua reutilização em longo prazo por meio dos objetos digitais no desenvolvimento de novas pesquisas.
O Sistema Integrado de Bibliotecas da Uninter tem como missão cumprir seu papel de disseminador de informação oferecendo suporte necessário às atividades de ensino, pesquisa e extensão, disponibilizando recursos tecnológicos e infraestrutura adequada, proporcionando a toda comunidade acadêmica o acesso à informação e é constituído por quatro bibliotecas em Curitiba e mais de 700 bibliotecas nos Polos de Apoio Presencial em todo território nacional.
O sistema dispõe de mais 16 mil títulos em bibliotecas virtuais e mais de 500 mil acessos por ano. Existem quatro bibliotecas da Uninter, uma em cada um de seus quatro campi: Garcez, Divina, Carlos Gomes e Tiradentes – todos sediados em Curitiba.
Possui em seu portal links diretos para as principais bases de dados do país como o Portal de Periódicos CAPES/MEC, Portal SciELO e ICAP. São bases de dados de acesso gratuito, onde os usuários podem navegar e pesquisar sobre diversos assuntos, a fim de aprimorar seu conhecimento e assim conseguir um melhor desempenho acadêmico.
A Biblioteca dispõe de assinaturas de periódicos online da área jurídica, Revista dos Tribunais e Revistas Lex Magister, possibilitando o acesso livre a todo o conteúdo, sendo acessadas através do ambiente virtual Ava Univirtus.
O portal da biblioteca oferece o direcionamento a 800 títulos de periódicos online, de diversas áreas do conhecimento, sendo elas nacionais e internacionais, os quais são de domínio público, proporcionando assim a seus usuários, uma facilidade na hora de realizar pesquisas. Podem ser acessados pelo portal do Sistema Integrado de Bibliotecas ou pelo link: Períodicos on-line, com várias vantagens:
– Disponibiliza, também, o acesso online às Normas da ABNT;
– Acesso à Biblioteca Virtual Pearson com mais de 7.695 títulos;
– Acesso à Biblioteca Virtual Minha Biblioteca com mais de 7.600 títulos;
– Acesso ao Google e Google Acadêmico;
– Bibliotecas Virtuais nacionais e internacionais;
– Repositório Institucional Uninter: criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas principais funções são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.
Conheça nosso portal, acesse: Biblioteca
* Vanda Fattori Dias, coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas Uninter. (Na foto, Vanda está entre os colegas bibliotecários Norma Lúcia Leal, Rafael Cobbe Dias e Célia Regina Pinheiro Vasques).
Autor: Vanda Fattori Dias*Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal