CIÊNCIAS

Pesquisa, a melhor forma de entender e questionar o mundo

Questionar o mundo ao seu redor, fundamentar perguntas, propor ideias, buscar informações, trocar saberes, descobrir coisas novas e oferecer um olhar diferente para algo que já foi descoberto. Isso tudo faz parte da pesquisa científica, e são questões que movem os jovens pesquisadores a transformar a universidade em espaço para criação de conhecimento, e também a participar dessa criação.

A coordenação de Pesquisa da Uninter promoveu neste mês de julho o 1° Encontro de Periódicos Científicos da instituição. O objetivo é dar visibilidade para as revistas e cadernos científicos em produção, e divulgar ainda mais a pesquisa na academia. Atualmente, a  Uninter conta com sete revistas científicas: Intersaberes, Ius Gentium, Saúde e Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde Quântica, Organização Sistêmica e a Revista de Comunicação (RUC).

A coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Luciane Dominschek, mediou o evento apresentando os responsáveis pelos periódicos e ressaltou a importância dos cadernos. “Eles são a base da iniciação científica, para divulgar os trabalhos produzidos pelos alunos. É um caminho para a qualificação das pesquisas, para que possam ser habilitadas a estar em revistas importantes”, diz.

Marcia Maria Fernandes de Oliveira, professora e editora-chefe da revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, reforça que é preciso ser criterioso quanto ao conteúdo das revistas. “O editor sempre vai pensar em aumentar o qualis (classificação) da sua revista”, argumenta. Ela ainda explica que é preciso ponderar muitas coisas antes do efetivo aceite de um artigo. “Nosso maior desafio são os pareceristas, temos pouco retorno. Além disso, seguimos várias etapas, desde verificar a possibilidade de plágio, correção, devolutivas, até a diagramação. É um nível de exigência muito alto”, diz.

Os periódicos têm algumas diferenças quanto ao nível de exigência. Os cadernos, por exemplo, são mais voltados para os alunos que estão iniciando na pesquisa e publicam, em sua maioria, trabalhos de conclusão de curso (TCC), monografias e relatos de experiências. Diferente das revistas, eles não são tão criteriosos porque não precisam do qualis. Independentemente disso, os editores das revistas e cadernos estão sempre buscando bons trabalhos, pensando na excelência das publicações e em dar visibilidade tanto aos estudantes quanto à instituição.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *