Como enfrentar o mundo globalizado
Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, algumas competências profissionais estão em mudança e serão mais requisitadas no futuro, tais como pensamento crítico, criatividade e gestão de pessoas. O tema foi abordado na palestra “Como formar e como formar-se na contemporaneidade”, preferida no último dia 27 pela professora-doutora Dinamara Machado na aula inaugural realizada para recepcionar os alunos no polo de apoio presencial da Uninter em Joinville (SC), cujas gestoras são Daniela Henschel e Débora Veneral.
A palestra abordou assuntos como competências que um profissional precisa ter na sociedade globalizada, quais são os requisitos para ter sucesso, o que significa persistência, inovação, dentre outros. A realização contou com a participação de mais de 200 alunos novatos de vários cursos cursos, entre eles Pedagogia e Administração, atentos para saber mais sobre os cursos a distância e também sobre as novas temáticas do mundo moderno. “Para nós, é motivo de orgulho e satisfação receber nossos novos alunos e orientá-los para o início na vida acadêmica”, relata Daniela.
Para Débora Veneral, que também é diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, o aluno precisa capacitar-se para atender a nova demanda do mercado de trabalho. “A busca pela capacitação é primordial para criar um diferencial no mercado competitivo. Precisa contar também com resiliência e inteligência emocional para conseguir lidar com os desafios que lhe são postos no cotidiano profissional”, explica Débora.
A universidade é o caminho para essa evolução e capacitação do indivíduo, através de ferramentas especializadas e também colaborando para o crescimento pessoal. Daí a importância de palestras voltadas para essa temática. “Falamos para alunos que iam começar o curso, para explicar o que é o ensino de educação a distância, o que a gente faz, por isso o foco dessa palestra ter sido a temática do mundo globalizado e a importância de estudar”, ressalta Dinamara, que é diretora da Escola Superior de Educação da Uninter.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: PAP Joinville