Doze alunos de Jornalismo da Uninter iniciam carreira internacional
O curso de Jornalismo da Uninter fará a sua primeira parceria internacional em um projeto de extensão que permitirá aos alunos produzirem conteúdo para uma das maiores plataformas colaborativas de notícias do mundo, o Blasting News. O projeto surgiu através de um contato do coordenador do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho, com Cristiane Lebelem, responsável pelo conteúdo em vídeo do portal em português e espanhol e curadora do projeto de relacionamento com universitários pelo Blasting News. Os dois começaram a conversar em maio sobre uma possível parceria da Uninter com o site. Aprovada pela instituição, a parecia se concretizou.
A participação é aberta tanto para estudantes do curso presencial quando da educação a distância. Segundo o coordenador, a proposta foi muito acolhida porque vem de encontro com uma necessidade dos alunos, sobretudo da educação a distância, que é a execução de atividades de extensão. Além de receber horas complementares, os alunos terão a oportunidade de aprender e fazer jornalismo fora da sala de aula ou do ambiente virtual.
O projeto funcionará de forma muito simples. Os 12 alunos participantes, sob orientação do professor Alexsandro Ribeiro, terão de produzir cinco conteúdos jornalísticos para internet. Sempre dentro da proposta do site, seguindo manual de redação, eles poderão transitar entre os diferentes formatos jornalísticos, como textos, vídeos e áudios. Proporão pautas, escreverão e após a revisão do professor, publicarão o conteúdo no site. Lá da Inglaterra, a editora Cristiane Lebelem revisará novamente o conteúdo para enfim torná-lo público.
A produção, que muitas vezes requer vários aparados jornalísticos, não será problema para os alunos da Uninter, que após o primeiro ano de curso recebem um kit de comunicação. “Temos alunos no Brasil todo com condições de produção porque eles têm não só o aprendizado em sala, mas também o kit de comunicação, o pacote Adobe que permite que eles possam produzir conteúdo”, comenta Guilherme.
Lançado em 2013 na Europa, o site é uma plataforma colaborativa que conta com cooperadores no mundo todo. Classificado em julho de 2017 como o 137º site mais visitado do mundo, com 102 milhões de visitas somente em um mês, e em 7º colocado entre os mais populares do Brasil, o Blasting News remunera os seus colaboradores dependendo da quantidade de visualizações.
Em 34 países diferentes, as notícias são traduzidas para 25 línguas. A plataforma dará visibilidade para as produções dos estudantes, além de aprimorar suas técnicas jornalísticas e os conectar ao mercado de trabalho. As atividades e orientações tiveram início nesta segunda-feira (20).
Os primeiros alunos a participar:
Dhalida Angélica Ferreira
Fátima de Souza Rocha
Lethícia Ferreira de Moura
Maria Carolina Juliano Crestani
Maria Socorro Batista Lavareda
Tassia Alves de Souza
Valéria Alves de Souza
Valter Eduardo do Nascimento de Melo
Autor: Letícia Costa – Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução