Curso qualifica servidores públicos para atender deficientes

 

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) oferece atualmente mais de 200 vagas para pessoas com deficiência (PcD) em Curitiba e região metropolitana. Em geral, as vagas exigem alguns requisitos para a candidatura, como escolaridade ou experiência na área. Essas pessoas com necessidades especiais requerem também um atendimento diferenciado.

Mais de 200 atendentes do Sine que trabalham nos postos das Ruas da Cidadania, servidores dos Liceus de Ofícios e aqueles que são referência para a área do trabalho nos núcleos regionais participam neste mês de quatro encontros de um curso de qualificação para o atendimento a pessoas com deficiência. Os encontros aconteceram de manhã e à tarde nos dias 7 e 14 no prédio da prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico.

Organizado pela diretoria de Relações do Trabalho, os encontros contaram com a participação do instituto IBGPEX, braço de responsabilidade social do Grupo Uninter, como parceria para fazer o diagnóstico de pessoas que necessitam da inclusão social e apresentar o projeto Ser Capaz. Este projeto promove a qualificação de pessoas com deficiência, com cursos de capacitação em coordenação de grupo, informática acessível e capacitação para o mundo do trabalho.

O encontro teve como objetivo melhorar a qualidade do atendimento prestado aos cidadãos nas unidades municipais ligados a integração de pessoas com deficiência ao trabalho. “Precisamos estar capacitados para melhor atendê-los. O que faz a diferença é olhar cada pessoa como um indivíduo e saber que em cada atendimento, além de oferecermos o serviço que ela precisa, estamos entregando esperança”, explicou Luciano Martins, superintende do Trabalho e Emprego da Fundação de Ação Social (FAS).

A gerente de projetos do IBGPEX, Adenir Fonseca dos Santos, apresentou cursos para melhoria da inclusão de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Seis funcionários com deficiência que trabalham no instituto participaram de forma voluntária para mostrar como é o dia-a-dia no ambiente de trabalho.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *