Estudos filosóficos apontam os caminhos da felicidade

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

A busca pela felicidade é tema de diversas pesquisas ao redor do mundo. Entre encontrar o seu segredo ou a fórmula para a plena felicidade, pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) fizeram em 2010 um estudo com pessoas que estudaram na instituição na década de 1980. Cada um respondeu a 100 perguntas sobre a própria vida. A conclusão do estudo é que a felicidade possui três questões pontuais.

O primeiro seria fazer o bem para os outros (contribuindo com o que possuem, cultivar relações importantes); o segundo, fazer as coisas em que é bom; o terceiro, fazer o bem para si mesmo (mantendo a saúde e bem estar, a saúde financeira e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal). Desta forma, seria possível alcançar a felicidade plena. Para saber mais, clique aqui.

Sobre esse tema, a aluna do curso de Filosofia Magali Vitória Balicki de Melo, do polo da Uninter em Araucária (PR), participou da 5ª Olimpíada Filosófica – Experiência do pensar, organizada pelo coletivo do NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia) da Universidade Federal do Paraná, com a parceria de outras instituições de ensino superior, inclusive a Uninter.

A participação no evento se deu com a apresentação do vídeo “Jornal filosófico – A felicidade em Epicuro”, produzido e apresentado por Cosme Aparecido Trevizan Krul, docente da rede estadual de Educação do Paraná, juntamente com Magali, sua ex-aluna do ensino médio. O vídeo foi produzido como resultado das aulas ministradas pelo professor Cosme sobre o problema filosófico da felicidade, considerando a vontade dos seus alunos em ampliar a compreensão desse assunto e o convite para a participação da Olimpíada.

Durante o trabalho, Cosme percebeu que grande parte dos estudantes demonstraram interesse pela questão da felicidade e encontraram uma resposta importante no pensamento do filósofo grego Epicuro de Samos (341- 270 a.C.). Na apresentação, Magali ressaltou que a ideia da Teoria de Epicuro destaca a importância da busca do prazer, mas afirma que não é o prazer almejado por nossa sociedade contemporânea, pois esse é causa de dor e sofrimento.

Quanto à escolha do tema do evento, Luís Fernando Lopes, professor de Filosofia da Uninter, explica que os alunos se identificaram com os problemas discutidos pela filosofia grega, tais como a felicidade, o sentido da vida, entre outros, ao ponto de perceberem as contradições e falhas presentes em suas próprias opiniões e ideias.

“No decorrer das aulas, o assunto da felicidade sempre era retomado pelos próprios estudantes, a ponto de haver uma necessidade por parte da turma em fazer um estudo mais aprofundado sobre o tema, resultando na produção do vídeo para o evento”, diz Luís.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


2 thoughts on “Estudos filosóficos apontam os caminhos da felicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *