Os desafios de preparar os futuros docentes para uma educação inclusiva
Preparar os futuros pedagogos para pensar num sistema educacional inclusivo é um dos desafios das instituições de ensino. Aos poucos, a sociedade vem se adaptando para incluir as pessoas com deficiência em seus espaços públicos, em particular nas escolas. Por isso, é importante exercitar as práticas pedagógicas dos educadores ainda em formação.
Para levar seus alunos de Pedagogia a refletirem sobre o papel desempenhado pelo docente no contexto da escola inclusiva, o polo da UNINTER de Rondon do Pará (PA) realizou em outubro um exercício prático na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. O trabalho incluiu ainda alunos das licenciaturas de Geografia, História e Letras.
Os alunos de Pedagogia ficaram responsáveis por criar um ambiente lúdico, contando histórias e promovendo atividades criativas como desenho, teatro, dança, brincadeira com jogos, pintura e contação de histórias. As atividades foram desenvolvidas com 50 das 80 pessoas atendidas pela APAE, entre crianças e adultos. Rosimeire Machado Andrade foi a tutora responsável pelo projeto.
A coordenadora do polo local da UNINTER, Erline de Souza Melo Kunz, explica que as atividades contribuíram para desenvolver sensibilidades pedagógicas e educacionais nos alunos que por ventura venham a trabalhar com crianças com deficiências. Ela salienta que nos exercícios de contação de histórias priorizou-se falar da própria APAE, que vem prestando um importante serviço para a comunidade local.
Edição: Mauri König