Maio Amarelo mobiliza colaboradores da UNINTER para um mês de conscientização
Acompanhando os movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul foi criado o movimento Maio Amarelo, que estimula atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
No mês de maio, em várias unidades da UNINTER em Curitiba (PR), acontecerão visitas para abordar o tema dos acidentes no trânsito. O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) levarão a discussão a todos os interessados.
As blitz do projeto farão visitas nas unidades Mossunguê, Corporativo, Garcez, Carlos Gomes, 13 de Maio, Araucárias, Tiradentes, Divina, Vicente Machado, Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e Campo Largo, a partir do dia 05 de maio. Os colaboradores também receberão semanalmente dicas de segurança para o ciclista, motorista, motociclista, pedestres e também para os passageiros de ônibus (transporte público).
O Brasil está em quinto lugar na lista de países que mais sofre com acidentes e mortes no trânsito. Na capital do Paraná, segundo estatísticas da Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN), mais de oito mil casos de acidentes automobilísticos foram registrados em 2010.
De lá para cá a frota de carros da cidade praticamente dobrou, de mais de 600 mil carros para cerca de um milhão de veículos em 2013, segundo pesquisa da Exame.com. Curitiba é a cidade brasileira com mais carros por habitante e isso preocupa também os índices de casualidades no trânsito.
Assim, o Maio Amarelo é proposto com “a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento sobre o assunto, destacando a importância que a questão do trânsito exige ”, ressaltou Ariel Ribeiro da Silva, do SESMT.